web dialimpeza set18Cerca de 50 pessoas, entre alunos, professores, pais e encarregados de educação e dirigentes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), participaram na maior ação de limpeza do mundo, ocorrida no último sábado (15 de setembro) e que marcou o Dia Internacional da Limpeza.

À entrada do verão em Moçambique, a iniciativa, participada por vários outros grupos de cidadãos noutros pontos da costa, teve como propósito limpar as praias situadas entre a Costa do Sol e o Clube Marítimo, na marginal de Maputo e, paralelamente, chamar a atenção da população sobre o destino do lixo e a preservação do meio ambiente. A limpeza realizada pelo grupo da EPM-CELP resultou em 83 sacos de 50 quilos cada, cheios de lixo de toda a espécie, desde mantas, garrafas “pet” e sacos plásticos, entre outros resíduos.

De acordo com a diretora da EPM-CELP, Dina Trigo de Mira, “se cada um de nós fizer um bocadinho no sítio em que está, à escala mundial, já estaríamos a caminhar para um futuro brilhante”. Acrescentou que a EPM-CELP continuará a promover atitudes cívicas e princípios de cidadania, fazendo jus à sua natureza institucional educativa que pode multiplicar os efeitos no âmbito da formação de cidadãos responsáveis e interventivos.

Por sua vez, Luís Pinto, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da EPM-CELP, afirmou que a ação espelha o respeito pela natureza, sendo importante que adultos e crianças adquiram a respetiva consciência, porque o “ambiente está cada vez mais minado”. concluiu.

A Associação dos Estudantes da EPM-CELP, igualmente comprometida com a causa, lamentou a pouca adesão da comunidade estudantil, mas a sua presidente Aliya Bhikha declara-se motivada para o trabalho, acreditando numa mudança de atitudes, mesmo demorada.

O “World Cleanup Day” é um programa mundial de intervenção social, voltado para o combate ao problema global de resíduos sólidos, incluindo a questão dos detritos marinhos. Na edição 2018, mais de 13 milhões de voluntários de 156 países aderiram à iniciativa de limpeza.

Comentários   

0 #1 José António Tomé 21-09-2018 15:20
Parabéns a todos os membros da comunidade educativa EPM-CELP que participaram nesta ação.
Foram um exemplo de cidadania ativa.
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo