web soletrando mai18
A edição 2018 do concurso de soletração da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), desta feita designado “Soletrando e Contextualizando”, abriu as portas à comunidade e contou com a participação efetiva de alunos da Escola Primária Completa de Maguiguana, ao lado dos nossos estudantes. A competição ocorreu nos passados dias 26 e 27 de abril, no Auditório Carlos Paredes.

Outra novidade da final do concurso, que contou com a participação de 34 alunos dos quinto e sexto anos do ensino básico, verificou-se na sua estrutura organizacional, a qual comportou, para além da correta soletração da palavra de nível difícil, a sua inserção contextualizada numa frase completa, da autoria do concorrente.

web soletrando1 mai18O concurso “Soletrando e Contextualizando”, que em todas as suas fases envolveu 237 alunos e 26 professores, tem como objetivos ampliar o vocabulário e valorizar os estudos de ortografia, ortoépia e prosódia em português e inglês, proporcionando uma abordagem ao novo acordo ortográfico. A edição 2018 abriu a participação às disciplinas de Português, Inglês, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Educação Musical, Educação Física e Educação Visual e Tecnológica.

No quinto ano os alunos mais bem classificados foram Guilherme Marques (5.ºA), Yannick Chixango (5.ºB) e Nito Júnior (5.ºD), pela ordem indicada. No sexto ano foi Rodrigo Garrido (6.º C) quem conquistou o primeiro lugar, seguido de Alexandre Santiago (6.ºD) e de José Fernandes (6.ºD). Como prémio os alunos receberam dicionários, atlas de história e geografia, publicações da EPM-CELP, pen drives e agenda.

web soletracao2018 01 web soletracao2018 02 web soletracao2018 03
web soletracao2018 04 web soletracao2018 05 web soletracao2018 06

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo