web geocaching mai18
Alunos das turmas D e F do sétimo ano do ensino básico da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) participaram no “GeoCaching”, um projeto-piloto interdisciplinar dinamizado pelo grupo de Geografia/Economia a 27 de abril último, nas nossas instalações. Uma atividade que, de forma lúdica, explorou várias áreas de estudo e teve início ao final da tarde com prolongamento para a noite e pernoita na Escola.

web geocaching1 mai18Sob o lema “Um por todos e todos por um”, cada grupo de alunos recebeu um “passaporte de geocaching”, que continha desafios para cada uma das estações do circuito. Cada desafio superado deu direito a carimbo de sucesso no passaporte: na estação de partida indicar o norte; na Estação Europeia resolver um puzzle associada à geografia física; na Estação do Desporto executar exercícios de motricidade grossa; na Estação dos Calhaus identificar diferentes tipos de rocha; na Estação Pitágoras calcular a área do campo polivalente; na Estação Faz de Conta encenar uma peça de teatro; na Estação Cartográfica desenhar o percurso efetuado até então e, por fim, na Estação Galáctica visitar o planetário. Terminado o circuito “geocaching” e após o jantar-convívio, os alunos assistiram ao filme “O dia depois de amanhã”, de Roland Emmerich, relacionado com as questões climáticas.

O coordenador do Departamento de Ciências Exatas e Experimentais, José Tomé, afirmou que a iniciativa é um “tipo de atividade que deve ser repetido e aprofundado, sendo um bom exemplo de interdisciplinaridade”. O projeto-piloto dinamizado pelo grupo disciplinar de Geografia/Economia, em parceria com outras áreas disciplinares, deverá repetir-se no próximo ano, com uma outra logística e com recurso, por exemplo, à localização através de um GPS.

Mónica Oliveira, professora dinamizadora da iniciativa, esclareceu que “quis promover um encontro diferente e rentabilizar os conhecimentos geográficos de duas turmas que estão a iniciar o tema da Geografia”, destacando a natureza da atividade interdisciplinar que contou com a presença de professores das disciplinas de Matemática, Ciências Físico-Química, Ciências Naturais e Educação Física. Em jeito de balanço, Mónica Oliveira revelou que alunos e professores gostaram bastante da atividade, pelo seu caráter lúdico-pedagógico, confessando ser seu desejo que o “geocaching” se repita no próximo ano letivo, de forma mais estruturada e participada pela comunidade escolar, com “grandes estações disciplinares”, concluiu.

web geocaching 04 web geocaching 03
web geocaching 06 web geocaching 05

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo