web chidenguele2017
Catorze alunos da turma A do sexto ano do ensino básico da EPM-CELP e 17 atletas do Clube Marítimo de Desportos, residentes no Bairro Triunfo, passaram juntos o último fim de semana, de 23 a 26 de junho, em Chidenguele, distrito de Majancaze, província de Gaza, onde fizeram atividades de cooperação e de cariz desportivo, com uma forte componente de exploração da natureza.

Promover e consolidar competências sócio-emocionais e de cidadania, trabalhadas ao longo do segundo ciclo de escolaridade, foi o principal objetivo da jornada de convívio que se realizou nas instalações do Clube Marítimo de Desportos em Chidenguele. Foi o culminar de um programa desenvolvido neste mês de junho, cujo início ocorreu no dia 10, quando os alunos da EPM-CELP se deslocaram ao recinto da sede do clube em Maputo para assistirem, nomeadamente, às atividades de vela e de canoagem dos seus atletas que, no dia 17, retribuíram com uma visita à nossa Escola.

“Propusemos ao Marítimo fazer uma parceria entre o trabalho que desenvolvem e a Escola Portuguesa, juntando os nossos alunos e os atletas deles”, esclareceu Nuno Antunes, diretor de turma do «6.º A» e mentor da iniciativa em parceria com os Serviços de Psicologia e Orientação da EPM-CELP. A opção por Chidenguele para última jornada do programa prendeu-se, de acordo com Nuno Antunes, com a possibilidade de maior contacto com a natureza. Apesar de considerar “extremamente positiva, com uma forte adesão dos pais e dos alunos” a deslocação a Chidenguele, Nuno Antunes confessou que o planeamento das atividades podia ter sido feito de forma diferente se tivesse havido uma visita prévia às instalações do clube naquela vila do distrito de Majancaze.

A deslocação a Chidenguele beneficiou de vários apoios logísticos: cedência das instalações pelo Clube Marítimo de Desportos, ajuda nas despesas da alimentação dada pela empresa Terramar, vigilância médica de uma equipa do Hospital Privado que acompanhou o grupo de jovens num carro hospitalar, auxílio dos pais e encarregados de educação do «6.º A» no financiamento dos encargos com a alimentação de todas as crianças e ajuda da EPM-CELP nas despesas de deslocação, partilhadas com o Clube Marítimo de Desportos.

web chidenguele02017

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo