web fortaleza.2017
Os alunos das turmas D e F do sexto ano do ensino básico da nossa Escola realizaram uma expedição à Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição e ao Museu da Moeda, nos passados dias 24 e 25 de fevereiro, com o objetivo de redescobrir, no terreno, a História e Geografia de Moçambique e a sua relação com a História de Portugal.

Através de encenações e de visitas guiadas, os alunos tiveram a oportunidade de aprender factos do passado que ajudam a compreender o presente e a projetar o futuro. “Recriar factos históricos relacionados com as construções da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, da Casa Amarela e da própria cidade de Maputo” e os “estudantes constituirem-se como atores desse processo” foram, nas palavras dos professores de História, promotores da iniciativa, os objetivos principais da visita.

Os 41 alunos que participaram na atividade, organizada pelo terceiro ano consecutivo pelos professores da área disciplinar de História, estão a estudar os séculos XVIII e XIX pelo que o trabalho de campo realizado enquadra-se na aprendizagem sobre as campanhas de invasão territorial e resistência à ocupação colonial. A ocasião também serviu para celebrar os 129 anos da capital moçambicana, efeméride assinalada a 10 de novembro de 2016.

web fortaleza.2017 1 web fortaleza.2017 2
web fortaleza.2017 3 web fortaleza.2017 4

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo