web dia.deficiencia dez16
O átrio central da EPM-CELP incluiu, hoje, uma mão cheia de gente na celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Uma festa e um espectáculo, feitos de mil e uma artes, contaram com participação dos alunos da educação especial da nossa Escola, integrados nas respetivas turmas. Poesia, dança, música, depoimentos de encarregados de educação e professores e um filme preencheram o dia que faz da inclusão educativa uma via de dois sentidos: dar e receber sem preconceito.

O Café-Concerto Especial foi uma animação pegada desde o meio da manhã até final da tarde, apenas com interrupção para o almoço. Alunos, encarregados de educação, professores, funcionários e convidados participaram na celebração de uma ideia e de uma prática que inclui todos no quotidiano, sem segregação ditada pela diferença ou preconceito. De fora da nossa Escola veio o Grupo Cultural da Escola Comunitária Maxaquene D para animar a festa com as suas danças vibrantes e coloridas, ao som de batuques e tambores.

O filme “Cordas” marcou o espírito das sessões do espectáculo. Trata-se de uma curta metragem de animação escrito e dirigido pelo espanhol Pedro Solís Garcia em 2013, o qual foi agraciado, no ano seguinte, com o Prémio Goya. Segundo o sítio na internet hdfilmesonlinegratis.net, “é a história de uma menina doce que vive num orfanato, e que criou uma ligação muito especial com um novo colega de classe que sofre de paralisia cerebral.” O trabalho de animação foi inspirado nos filhos do próprio autor, que tem uma filha apaixonada pelo irmão com paralisia cerebral. (clique aqui para ver o filme)

O evento foi organizado pelo Núcleo de Educação Especial da EPM-CELP com a colaboração dos grupos disciplinares de Educação Musical e de Educação Visual e Tecnológica, da Terapia da Fala, da Biblioteca Escolar José Craveirinha e do projeto “Mabuko Ya Hina”, no qual está integrada a Escola Comunitária Maxaquene D.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é assinalado anual e mundialmente a 3 de dezembro, tendo a EPM-CELP marcado o seu programa de comemorações para hoje.

diadeficiencia00002 diadeficiencia00001
diadeficiencia00003 diadeficiencia00004

Comentários   

0 #1 Olavo Aires 06-12-2016 16:59
Isto e cultura. Bom exemplo educativo. Parabens aos Professores e Direcçao da Escola.
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo