web brinquedo maio16
Engenho, criatividade e paixão foram as tónicas do espírito inventivo que, ontem, pairou no Auditório Carlos Paredes onde, alunos do terceiro ciclo de escolaridade, participaram na sessão de exibição dos brinquedos científicos que construíram em resposta ao desafio lançado pelo programa «Mãos na Ciência» e pelo Grupo Disciplinar de Físico-Química da EPM-CELP.

A sessão de ontem abriu o palco aos atores que expuseram ao vivo as engenhocas inventadas e respetivos funcionamentos para apreciação de uma plateia constituída por colegas, professores, técnicos e encarregados de educação, estes últimos os grandes aliados dos alunos-inventores pela ajuda matura e avisada que concederam aos seus educandos.

Mateus Spencer, do 8.º C, foi o grande vencedor do concurso entretanto promovido entre os 25 alunos participantes na iniciativa, seguido de Hélder Lourenço, do 9.º C, e de David Matias, do 9.º A.

O projecto “Brinquedo científico – Aprender ciência brincando” é dirigido aos alunos do terceiro ciclo do ensino básico que são desafiados a conceber e desenvolver, com a ajuda dos pais ou encarregados de educação, um brinquedo científico que traduza um conceito ou fenómeno físico. A iniciativa visa envolver os alunos em projectos científicos, desenvolver a curiosidade, criatividade, espírito crítico e o processo de resolução de problemas, estimular o trabalho de pesquisa e de recolha de informação, promover a interdisciplinaridade e a aprendizagem integrada e incentivar a autoconfiança e a oralidade em apresentações públicas.

Comentários   

0 #1 Manuel Taxa 14-05-2016 00:28
Jovens activos; o descobrir, o saber para conhecer.
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo