web parlamento.lisboaA EPM-CELP participou na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens da Assembleia da República, realizada em Lisboa nos passados dias 2 e 3 de maio, através dos nossos alunos-deputados Áliyah Bhikha (9.º A) e Daniel Bernardo (9.º B).

Na Sessão Nacional do ensino básico, subordinada ao tema “Racismo, Preconceito e Discriminação”, participaram os jovens eleitos deputados em todos os círculos eleitorais do continente, regiões autónomas, Europa e fora da Europa. Os nossos alunos associaram-se aos colegas do círculo de Santarém e, em conjunto, conseguiram fazer passar um conjunto de 11 medidas das comissões parlamentares para a Sessão Plenária. Nesta, ainda que não tivessem feito aprovar nenhuma das medidas que levavam na bagagem, tal qual estavam escritas, os nossos alunos lograram “contagiar” o texto final da recomendação com algumas das ideias que transportavam.

A iniciativa materializa a ideia de que a EPM-CELP é um local de aprendizagens curriculares, mas também de formação de cidadãos ativos e livres. A prestação dos nossos alunos constitui um verdadeiro e consciente exercício de cidadania, que orgulha a instituição e serve de referência aos demais alunos.

O objetivo para o próximo ano letivo de 2016/2017 é, tal como expressou João Paulo Videira, o professor-coordenador da iniciativa, expandir o projeto ao ensino secundário, aproveitando a experiência dos nossos primeiros deputados que, entretanto, transitarão para aquele nível de ensino.

O êxito desta iniciativa deve-se a todos os alunos que nela se envolveram, especialmente os que, na última fase, tão bem nos representaram, aos professores dinamizadores e, por fim, à Direção da nossa Escola.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo