No Auditório Carlos Paredes, foi exibido o filme de curta-metragem "Os Pestinhas e o Ladrão de Brinquedos", do realizador e animador moçambicano Nildo Essá, que esteve presente nas três sessões. A película foi nomeada para o Prémio de Melhor Filme de Animação Africano, ao lado de grandes produções como a sul-africana "Kumba", e foi visionada por alunos dos quarto, sexto e nono anos de escolaridade, bem como da turma do curso de artes do ensino secundário, que tiveram oportunidade dialogar com o autor sobre algumas curiosidades técnicas, estéticas e até financeiras da produção de cinema de animação, no contexto moçambicano. O realizador Nildo Essá trabalha, atualmente, na pré-produção da primeira longa-metragem de animação moçambicana, de todos os tempos (acompanhe a obra em www.thebratsmovie.org ou www.ospestinhas.fxlda.com e www.facebook.com/thebratsmovie).

O KUGOMA, que tem contado com o apoio da EPM-CELP desde a sua primeira edição e esteve representado pela coordenadora Diana Manhiça e por dois dos monitores das suas Oficinas Infantis de Cinema de Animação, planeia oferecer mais atividades de literacia visual em contexto escolar, como aquelas que desenvolve com as escolas primárias completas do ensino público moçambicano.

O Dia Internacional da Animação celebra-se a 28 de outubro pois foi nesta data, em 1892, em Paris, que Émile Reynaud realizou a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo. A Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento no cenário internacional, realizando, em 2014, a sua 13.ª edição em cerca de 30 países.


Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo