web arranque2018.2019a
A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) deu, ontem e hoje, as boas-vindas a todos os estudantes que, depois de um período de férias, voltam às aulas para o desafio do ano letivo de 2018/2019. Boas-vindas extensíveis aos novos alunos.

A emoção de voltar ou ingressar pela primeira vez na escola foi mais peculiar no ambiente dos pequenos do pré-escolar. Diferentemente do que se assiste em quase todos os anos, a receção de hoje foi mais divertida, emocionante e sem choros. E não foi para menos! Os baloiços, a bola, os desenhos, as saudades dos amigos e professores e a emoção dos novos amigos inspiraram um dia divertido, mas tranquilo.

Noutras paragens, os alunos mais crescidos dos ensinos básico e secundário tiveram uma receções especiais no ginásio da nossa Escola, onde os membros da Direção, coordenação pedagógica, professores, Associação dos Estudantes e Associação de Pais e Encarregados de Educação fizeram as honras da casa, celebrando o gosto de aprender, apresentando as novidades e relembrando as regras de convivência na EPM-CELP.

As sessões de receção aos alunos dos vários ciclos de ensino incluíram visitas guiadas aos vários departamentos da EPM-CELP, onde os alunos retomaram o contacto com o funcionamento de cada setor ou ficaram a conhecê-los.

Um ano promissor!
Nos encontros com participação dos pais e encarregados de educação, nos dois dias reservados às receções aos alunos, a diretora Dina Trigo de Mira e o subdiretor pedagógico Francisco Carvalho relevaram a necessidade de uma contribuição conjunta para o sucesso dos estudantes e dos planos de estudo da EPM-CELP, através da responsabilidade e dedicação pois “somos todos uma família”, declararam aqueles dirigentes.

Falando para os alunos do ensino secundário, a diretora Dina Trigo de Mira desafiou os estudantes a serem exemplares na construção de uma identidade: “vocês são o exemplo para os mais novos, para os vossos irmãos. Que sejam, de fato, essa inspiração para eles no ser, no estar e em todas as conquistas”.

Como todos os anos letivos, o de 2018/2019 revela-se, desde já, promissor. A novidade é a introdução do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, especialmente dirigido para os alunos dos primeiro, quinto, sétimo e décimo anos de escolaridade. O programa foi concebido no âmbito da reorganização curricular proposta pelo Ministério da Educação do Governo de Portugal para o sistema educativo português, visando a promoção da qualidade do ensino e da aprendizagem, a garantia de uma escola verdadeiramente inclusiva e a valorização das línguas estrangeiras enquanto veículos de identidade global e multicultural, entre outras inovações.

O envolvimento dos encarregados de educação na vida escolar revela-se crucial nesta nova orientação da tarefa de ensinar, traduzida nas opções curriculares de cada uma das escolas. Foi nesta linha que Luís Pinto, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE) da EPM-CELP, organização recentemente reativada, manifestou o compromisso de a APEE trabalhar coordenadamente com os restantes atores do processo de ensino e aprendizagem. “Não é correto apontar os erros alheios se não fizemos nada para mudar”, declarou Luís Pinto que exortou a participação ativa de todos para a mudança e inovação, afirmando acreditar mais “nas sugestões para a mudança do que em reclamações”.

Ouvida pelo nosso “portal” sobre o início do ano letivo 2018/2019, na perspetiva de desafios e soluções, a encarregada de educação Janeth Marina de Sousa afirmou-se esperançada num ano de “concretizações durante o qual possamos fazer um trabalho bom para todos e que a Associação de Pais possa servir de ponte para a resolução de problemas”. Por seu turno, a Associação de Estudantes também prometeu iniciativas inovadoras, inscrevendo no seu plano de atividades projetos de eventos fora das salas de aula de modo a tornar a escola um lugar de construção de identidade pessoal e coletiva.
 
web arranque2018.2019l 02 web arranque2018.2019l 03
web arranque2018.2019l 01 web arranque2018.2019l 04

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo