web historia.moz
A disciplina de História de Moçambique vai integrar a nossa oferta educativa no próximo ano letivo de 2018/2019, constituindo-se como opção curricular do 12.º ano do ensino secundário, devidamente homologada pelo Ministério da Educação de Portugal, e inserindo-se no projeto de contextualização curricular que desenvolvemos há alguns anos.


Doravante, todos os alunos (e sobretudo os de nacionalidade moçambicana, cujo número tem vindo a aumentar substancialmente) que pretenderem prosseguir estudos em Moçambique estarão mais habilitados para a realização dos respetivos exames nacionais, evitando uma sobrecarga no horário semanal resultante da frequência desta disciplina em regime extracurricular. A EPM-CELP tem, no presente ano letivo, 1488 alunos inscritos, dos quais cerca de metade são de nacionalidade moçambicana.

Além do mais, as políticas educativas do governo moçambicano apontam para uma clara aposta na valorização do seu ensino superior. Estas questões colocaram-nos perante o desafio de encontrar respostas adequadas aos nossos alunos para que possam prosseguir estudos superiores no seu país, preparando-os para o ingresso e um desempenho de excelência nas respetivas instituições. Verificámos também que a maior parte dos cursos de licenciatura em diferentes áreas do conhecimento tem como requisito de acesso a realização de uma prova de História. Por conseguinte, a homologação da disciplina de História de Moçambique tornou-se um imperativo de ação na resposta a uma aspiração antiga que se vê agora concretizada.

É, pois, com grande satisfação que anunciamos à comunidade educativa a oferta desta nova disciplina já no próximo ano letivo!
Cristina Viana
Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo