web sessaosolene18 nov17
A sessão solene do 18.º aniversário da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), realizada no Auditório Carlos Paredes no passado dia 24 de novembro, homenageou os alunos que mais se distinguiram pelo mérito escolar no ano letivo de 2016/2017. A ocasião foi abrilhantada por atuações dramáticas e musicais de vários alunos-artistas da nossa Escola.

A cerimónia iniciou, após as audições dos hinos moçambicano e português, com palavras da diretora Dina Trigo de Mira que fez uma breve resenha histórica sobre a fundação, em 1986, da Escola Portuguesa de Maputo que, em 1999, deu origem à atual EPM-CELP, considerando um “ato de ousadia, alimentado por muito trabalho, dedicação e resiliência, que são valores e espírito ainda hoje cimentadores da identidade desta escola”, afirmou. Sobre o tema adotado para o 18.º aniversário, “Nós e um Futuro Sustentável”, Dina Trigo de Mira reafirmou a função da nossa Escola para a educação e sensibilização dos alunos para os recursos ambientais finitos, declarando não haver forma de não pensar “numa educação para o presente e numa educação que possibilite um melhor futuro, o que implica uma nova visão do mundo, onde o homem é uma peça fundamental para a manutenção do ecossistema em que se encontra inserido”. Referindo-se à iniciativa “Dia da Escola Aberta”, realizada na véspera (dia 23), a diretora da EPM-CELP ressaltou a importância da intervenção das famílias na vida escolar, reconhecendo haver ainda “um longo caminho a percorrer”, o qual pode vir a ser encurtado num futuro próximo por via da educação dos nossos alunos nos domínios dos valores, da cidadania e da capacidade de analisar e intervir.

Os vários momentos de reconhecimento e entrega dos diplomas de mérito aos alunos, ocorridos durante a sessão solene com a chamada dos distinguidos ao palco, foram intercalados com atuações dramáticas e musicais interpretadas coletiva ou individualmente por vários estudantes.

Imediatamente antes do termo da sessão solene os presentes foram convidados a assistir ao lançamento do livro “A Escola Portuguesa de Maputo (1985-1999) – Um contributo para a sua História (entre o arquivo e a memória)”, da autoria da docente Teresa Paulo, o qual teve lugar no átrio central no final do mesmo dia.

A festa-convívio ao ar livre, agendada para sábado (25 de novembro), de encerramento do programa de comemorações do 18.º aniversário da EPM-CELP, foi adiada, devido ao estado chuvoso, para 5 de maio de 2018, Dia da Língua Portuguesa na Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP).

Alunos Premiados
QUADRO DE EXCELÊNCIA

2.º ciclo

Amira Ahmade Abba e Ana Filipa Paiva Romão (5.ºA); Fábio Tocha Santana Afonso e Gonçalo de Oliveira Viveiros (5.ºB); Beatriz Costa Gomes e Maira Leonor Gomes Correia, Maria Gertrudes, Aurélio Machado, Rodrigo Santos Lobato Garrido e Rodrigo da Silveira Martins (5.ºC); Shillan Bagasse (5.ºD) e Melyssa Duarte Ferreira Rocha e Filipe Fezas Vital Chung (5.ºE), Ana Machado Esteves Ferraz Reis e Madalena Nogueira e Silva de Madureira Mexia (5.ºF); Chantell Natália Cabral Rebelo, Kandara Hanary Samuel Matlaba e Maria Francisca Pereira Pimenta (6.ºA); Thandyswa da Silva Adolfo Virgílio (6.ºC); Larissa Ferreira Gil e Tayla Fernandes Meguegy (6.ºE).

3.º ciclo
Francisco Tavares Fernandes e Patrícia Nhantumbo Rodrigues (7.ºA); Luíz Filipe Côrte-Real dos Santos (7.ºB); Ana Carolina Correia Peral e Maria Inês Martins dos Santos (7.ºC); Maria Leonor Gonçalves Parente e Sebastião Paixão Parreira (7.ºD); Carolina Vicente Ossumane, Luna Cordato de Noronha Cabrita e Luna de Araújo Gouveia (7.ºE); Guilherme de Oliveira Viveiros (8.ºB); Ishara Gonçalo Loureiro (8.ºD); João Gustavo Lopes Venichand e Sofia Machado Amado (8.ºE); Adriana Martins Noivo, Hugo Sequeira do Nascimento, Igor Herculano Paruque, Inês da Silva Batista e Maria João dos Santos Teixeira (8.ºF); Daniela Patrícia Fernandes (9.ºB); Ema Maria Candeias de Estima (9.ºC); Isabel de Aguiar Loforte e Ianisa Valy Noormahomed (9.ºD); Bruna Salomé Oliveira Chaves e Carolina Gonzalez Spencer (9.ºE).

“Secundário”
Daniel Andrade Bernardo, Diogo Luís S. Teixeira, Gonçalo de Almeida Padrão e Maria Frederica Iglésias Parreira (10.ºA1); Yuri Carrilho Damasceno (10.ºA2); Irene Siueia da Silva e Margarida Fonseca Rodrigues Dray (10.ºC); Elizabeth Borges de Oliveira, Humaira Haidarali Mamadbhai e Rafael Cardoso Sequeira (11.ºB); Joana Fezas Vital Chung (11.ºC); Isabel Coragem Barbosa (11.ºB); Beatriz Machado Amado, João Francisco Livramento Santos e Raquel Ventura Rebordão Gouveia (12.ºA1); Francisco de Aguiar Marques Fernandes, Joana Cláudia Tavares Amorim, Luana Martins Caravela e Yara Adam Sidat (12.ºA2) e Giulia Baptista O. Silva (12.ºC).

BOLSAS DE MÉRITO
Rodrigo Garrido (5.º ano), Maria Francisca Pimenta (6.º ano), Maria Parente (7.º ano), Maria João Teixeira (8.º ano), Carolina Spencer (9.º ano), Gonçalo Pedro (10.º ano), Isabel Coragem Barbosa (11.º ano) e Raquel Gouveia (12.ºano).

PRÉMIO MIGUEL TORGA
Chantell Natália C. Rebelo (6.ºA); Ema Maria de Oliveira Estima (9.ºC) e Giulia Baptista O. Silva (12.ºC).

PRÉMIO BALTAZAR REBELO DE SOUSA
Isabel Coragem Barbosa (11.ºA1)

DESCRIÇÃO DOS PRÉMIOS
QUADRO DE EXCELÊNCIA
O Quadro de Excelência (QE) é organizado por anos letivos e destina-se a tornar patente o reconhecimento de aptidões e atitudes dos alunos que tenham evidenciado, ao longo do ano letivo, excelência nos domínios cógnitos, cultural, pessoal ou social e comportamental.

BOLSAS DE MÉRITO
As bolsas de mérito, destinam-se a premiar e incentivar a excelência do desempenho escolar do melhor aluno de cada ano.

PRÉMIO MIGUEL TORGA
Tem como objetivo fomentar os hábitos de leitura, associando ao prazer de ler o gosto de saber mais, em ordem a uma cidadania ativa e consciente. Este prémio destina-se a premiar os alunos melhor classificados a Português, sendo a seleção dos alunos feita pelo Grupo de Português, coadjuvado pela Coordenação de Ciclos.

PRÉMIO BALTAZAR REBELO DE SOUSA
Tem como objetivo distinguir o melhor aluno do 11º Ano visando a frequência do 12º ano de escolaridade.

web sessaosolene18a nov17
web sessaosolene18b nov17 web sessaosolene18c nov17
web sessaosolene18d nov17 web sessaosolene18e nov17
web sessaosolene18f nov17

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo