web visita.juliopedrosa
Júlio Pedrosa (terceiro a contar da esquerda) visitou o espaço do projeto «Mâos na Ciência»

O ministro da Educação de Portugal que, em 24 de novembro de 2001, inaugurou a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), revisitou hoje as nossas instalações. O antigo ministro e reitor da Universidade de Aveiro (Portugal), Júlio Pedrosa, foi recebido pela Direção da nossa Escola, com quem esteve reunido.

Júlio Pedrosa, distinguido em 2009 com a Grã-Cruz da Ordem de Instrução Pública, percorreu demoradamente todo o nosso espaço escolar, que classificou de “excecional”, interagindo, aqui e ali, com alunos em plena atividade de aprendizagem. Destacou também o facto de o projeto educativo da EPM-CELP dar continuidade aos objetivos que estiveram na sua génese, entre os quais “a ambição de fazer uma escola de excelência”, afirmou. Ao visitar o espaço consagrado ao projeto “Mãos na Ciência”, em desenvolvimento na nossa Escola, não deixou passar em branco a aposta da EPM-CELP no ensino experimental das ciências, afirmando: “o que hoje vi deixa-me muito satisfeito e posso dizer que estão a fazer um serviço que devem continuar, consolidar, ampliar e dar a conhecer”. Júlio Pedrosa, que também foi presidente do Conselho Nacional de Educação (2005 a 2009), é licenciado em Ciências Físico-Químicas e em Química (ramo científico) pela Universidade de Coimbra, doutorado pela Universidade de Cardiff (Inglaterra) e, apesar de aposentado desde 2009, mantém a sua qualidade de investigador do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, no âmbito do qual desenvolve investigação e estudos académicos.

No final da visita, Júlio Pedrosa, nascido há 72 anos em Cadima (Cantanhede, Portugal), endereçou uma mensagem à nossa comunidade escolar na qual exorta os seus membros a terem “muito orgulho em serem quem são, procurando ser melhor compreendidos para terem uma intervenção mais bem-sucedida”.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo