web cartaz16anivAmanhã (24 de novembro), dia em que perfaz 16 anos de vida, a EPM-CELP vai inaugurar a exposição "Física no dia-a-dia na escola", que ficará em permanência na nossa Escola. É o evento mais destacado do programa da EPM-CELP de comemorações do Dia Mundial da Ciência, também assinalado amanhã, o qual contará com as presenças do ministro da Educação e do Desenvolvimento Humano de Moçambique, Jorge Ferrão, e do embaixador de Portugal, José Augusto Duarte.

O dia 24 de novembro é igualmente a data do aniversário do nascimento de Rómulo de Carvalho, professor de Físico-Quimíca e poeta sob o pseudónimo de António Gedeão, em cuja obra, com o mesmo nome, se baseia a exposição "Física no dia-a-dia na escola". Pioneiro no ensino da ciência, articulando-a com os acontecimentos do quotidiano e libertando-a, deste modo, dos laboratórios e da ideia do inatingível, Rómulo de Carvalho foi um grande impulsionador do conhecimento científico, pelo que Portugal declarou Dia Nacional da Cultura Científica a data do seu nascimento, 24 de novembro.

Do programa da EPM-CELP de comemoração do Dia Mundial da Ciência, dinamizado pelo grupo "Mãos na Ciência", fazem igualmente parte actividades experimentais com alunos do primeiro ciclo do ensino básico, a começarem já hoje na Biblioteca Escolar José Craveirinha, um espetáculo de luz e som agendado para amanhã, no pavilhão gimnodesportivo, uma exposição de fotografias e um tributo ao professor Rómulo de Carvalho e ao poeta António Gedeão.

A cerimónia de inauguração terá início às 15 e 30, no átrio principal da EPM-CELP. Do programa fazem parte alguns momentos musicais e os discursos da diretora da EPM-CELP, Dina Trigo de Mira, do ministro da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique, Jorge Ferrão, e do embaixador de Portugal, José Augusto Duarte.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo