web mymachine1 2020Quatros alunos do quarto ano do ensino básico da EPM-CELP foram distinguidos no concurso internacional “MyMachine Dreams”, o qual pretende valorizar o sonho de estudantes de escolas primárias, secundárias, técnicas e universitárias de todo o mundo. Os nossos alunos António Pedro (5.º A) e Gabriel Teixeira, César Miguel e Alesha Arif (todos do 5.º B) fazem parte de um grupo de 15 estudantes de escolas do México, Equador, África do Sul e Índia selecionados, em novembro de 2019, pelos seus melhores trabalhos de imaginação.

A participação dos nossos alunos no certame foi preparada em contexto de sala de aulas no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, sob coordenação da professora Rita Pereira. Gabriel Teixeira expôs, em desenho, a ideia de um “Ar Condicionado Mágico”, o qual deve trazer alguma luz no escuro e um pouco de resfriamento do ar. O projeto, segundo contou o autor à organização da competição, “nasceu do medo que tenho do escuro e da necessidade de dormir sempre com uma luz de presença.

web mymachine2 2020Em Moçambique, no verão, as noites são muito quentes, então decidi criar um ar condicionado mágico. Ar + Luz”, explicou.
António Pedro projetou a “Trotinete Limpadora”, a qual pode ser usada para limpar o chão. A ideia surge, segundo a explicação do aluno, da necessidade de suavizar os trabalhos de limpeza da casa que se podem “tornar numa atividade divertida”. Na mesma perspetiva de soluções e divertimento foi criada “a Caixa Secreta” da autoria de César Miguel, que explica a sua invenção pela necessidade de as pessoas terem “uma caixa onde possam ter alguns segredos guardados ou objetos pessoais”, concluiu.

Fundada a partir da ideia simples de tornar os sonhos das crianças cada vez mais concretizáveis, a organização “MyMachine Dreams” busca estimular a criatividade e inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem, pensar o território, identificar claramente um problema ou necessidade e, na sequência, construir ferramentas capazes de resolver o problema.

Implementado em diversos países, o projeto “MyMachine Dreams” tem como objetivo promover as áreas científicas e tecnológicas do saber, através de metodologias colaborativas entre crianças e o ensino universitário, transformando ideais de máquinas em realidade.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo