web diamundiallinguaportuguesa
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) ratificou, esta manhã, em Paris, a decisão que proclama o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A proposta, apresentada em outubro último e aprovada por mais de 24 países, sublinha que o português é a língua mais falada e difundida no hemisfério sul, com cerca de 265 milhões de falantes no mundo e é o idioma da primeira vaga da globalização.

A sugestão de celebração de uma efeméride dedicada à língua portuguesa foi exposta àquela organização por todos os países lusófonos em outubro e foi apoiada por mais de 24 estados, como Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai, o que resultou numa aprovação por unanimidade no conselho da UNESCO a 12 de novembro. Historicamente, esta é a primeira vez que uma língua não oficial da UNESCO é distinguida com um dia mundial.

A decisão da UNESCO realça, sobremaneira, o esforço conjunto empreendido para a divulgação e valorização da língua portuguesa. Em maio último, nas celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, por exemplo, a embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, revelou aos alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) alguns factos sobre a língua portuguesa, particularmente o de ser, neste momento, o quinto idioma mais falado no mundo e o terceiro mais usado na rede social Facebook.

De acordo com a diplomata, a língua portuguesa afirma-se também como fator fundamental na constituição da identidade nacional de cada um dos países onde o português, como língua materna, segunda ou oficial, é uma das línguas formais. Realçou, ainda, o reconhecimento que a língua portuguesa tem como “instrumento de comunicação e de trabalho em três organizações internacionais, como, por exemplo, a União Africana (UA), a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC)”.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo