web oringa1 fev19
O projeto "Suplemento de Oringa - Packs nutritivos no Programa de Educação da Rapariga no Parque Nacional da Gorongosa”, dos já ex-alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), Olívia Rocha, Keval Ramniclal e Aaminah Rassid, ganhou o Prémio Especial do quinto escalão da 15.ª Mostra de Ciência do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” 2017/2018, atribuído no passado mês de janeiro. A distinção valeu três mil euros.

O “Suplemento de Oringa” foi um dos 39 projetos selecionados entre os 246 apresentados a concurso no quinto escalão (ensino secundário) que passaram à fase de desenvolvimento do conruso. Foi também, assim, um dos 100 melhores projetos escolhidos para a Mostra Nacional de entre os 1269 concorrentes à fase de “concurso de ideias” do Prémio “Ciência na Escola” do ano letivo passado.

Foi o terceiro prémio, em menos de um ano, arrecadado pelo projeto em certames científicos realizados em Portugal. A 2 de maio de 2018 conquistou uma menção honrosa na 12.ª Mostra Nacional de Ciência do 26.º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores organizado pela Fundação da Juventude e, em junho, foi selecionado para a 15.ª Mostra de Ciência do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, no qual foi distinguido com o Prémio Especial.

Coordenado pela professora de Química, Margarida Duarte, o projeto tem como objetivo melhorar as condições de saúde de uma população específica do Parque Nacional de Gorongosa (PNG), fazendo jus ao tema “A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização”, que inspirou a 15.ª edição do Prémio “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho.

Através da desidratação de ovo e de moringa, ricos em iodo e vitamina A, os ex-alunos da EPM-CELP criaram um suplemento alimentar que pretende amenizar deficiências nutricionais que existem em Moçambique, nomeadamente nas comunidades rurais da Gorongosa. Aproveitando a parceria existente entre a EPM-CELP e o PNG, os alunos realizaram, ainda a frequentarem a EPM-CELP, na fase de desenvolvimento do seu projeto, uma visita à Gorongosa para testar a recetividade dos responsáveis daquela reserva natural e, sobretudo, das comunidades da zona tampão da mesma.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo