web mostraciencia1 jun16
O Prémio Especial Energia foi atribuído ao projeto “SDS- Solar Destilation System” da autoria dos nossos alunos da turma A2 do 12.º ano Manuel Louro, Ricardo Teixeira e Ricardo Melo na 10.ª Mostra Nacional de Ciências, que decorreu entre 30 de maio e 1 de junho, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. A distinção foi obtida ex aequo com o projeto “Energia microbiana sustentável”, apresentado pela equipa de alunos da Escola Secundária Clara de Resende, da cidade do Porto, em Portugal.

O projeto da EPM-CELP, orientado por José Tomé, professor de Ciências da nossa Escola, foi um dos 26 distinguidos entre os 100 seleccionados para a 10.ª Mostra Nacional de Ciências, a partir do 163 projetos participantes na 24.ª edição do Concurso Jovens Cientistas e Investigadores. Estiveram presentes naquela mostra 39 escolas, representados por 268 alunos e 57 professores.

O primeiro prémio da 10.ª Mostra Nacional de Ciências, no valor de 1250 euros, foi atribuído ao projeto “Neuro Teste”, da área das ciências médicas e da autoria dos alunos Beatriz Inês Gomes, Mariana Garcia e Paulo Castro, da Escola Secundária de Arouca, que, assim, representará Portugal na final europeia agendada para o período de 15 a 20 de Setembro próximo, em Bruxelas, na Bélgica.

O projeto da EPM-CELP, “SDS- Solar Destilation System”, tem por objetivo produzir um sistema de purificação de água, com recurso à energia solar, passível de ser instalado como alternativa à energia elétrica. A ideia que inspirou o projeto foi a noção das dificuldades que as povoações africanas enfrentam, diariamente, para obter água. A solução, de baixo custo, pretende ser de fácil aplicação e implementação para torná-la acessível às populações.

Leia +
Notícia no Diário de Notícias (Lisboa - Portugal)
Fundação da Juventude

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo