web olimpiadas.portuguesa2 2020Maria Dias (5.ºB) e Manuel Dias (7.ºA), alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), venceram, hoje – nas primeira e segunda posições, respetivamente –, as Olimpíadas da Língua Portuguesa, que contaram, na última fase, com a participação de 50 concorrentes. A dupla superou, na prova especial “online”, representantes de várias instituições do ensino do país, na sua maioria do ensino superior, destacando-se pelo seu engenho e arte no uso da língua portuguesa, que hoje comemora, pela primeira vez, o seu Dia Mundial.
web mymachine1 2020Quatros alunos do quarto ano do ensino básico da EPM-CELP foram distinguidos no concurso internacional “MyMachine Dreams”, o qual pretende valorizar o sonho de estudantes de escolas primárias, secundárias, técnicas e universitárias de todo o mundo. Os nossos alunos António Pedro (5.º A) e Gabriel Teixeira, César Miguel e Alesha Arif (todos do 5.º B) fazem parte de um grupo de 15 estudantes de escolas do México, Equador, África do Sul e Índia selecionados, em novembro de 2019, pelos seus melhores trabalhos de imaginação.
web diamundiallinguaportuguesa
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) ratificou, esta manhã, em Paris, a decisão que proclama o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A proposta, apresentada em outubro último e aprovada por mais de 24 países, sublinha que o português é a língua mais falada e difundida no hemisfério sul, com cerca de 265 milhões de falantes no mundo e é o idioma da primeira vaga da globalização.

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo