Ao final da manhã, no campo polidesportivo coberto, a Dança de Abertura foi interpretada por muitas dezenas de alunos do ensino básico, todos trajados com motivos tradicionais africanos. Não sobrou campo para a expressão coreográfica desenhada pelo professor Kim Salip, que abriu o espectáculo de inauguração dos Mini-Jogos Africanos da EPM-CELP, presenciado por muitas centenas de alunos, encarregados de educação e professores.

Criado o ambiente propício, foi a vez a um enorme grupo de alunos do 1.º Ciclo, orientados pelo professor Paulo Ferreira, fazer demonstrações de vários tipos de ginástica com e sem aparelhos e em simultâneo, o que conferiu muito movimento e cor à sessão.

Para o final ficou reservado o desfile dos alunos do Pré-Escolar com trajes e bandeiras de cada um dos países inscritos para a décima edição dos Jogos Africanos, que Maputo acolherá no próximo ano. Este evento inspira a manifestação desportiva da EPM-CELP, bem como as comemorações do 11.º aniversário da instituição, marcadas para os próximos dias 26 e 27 do corrente mês.

A fechar o espectáculo, Dina Trigo de Mira, directora da EPM-CELP, declarou a abertura oficial dos Mini-Jogos Africanos, proferindo um discurso alusivo. Este foi objecto de tradução nas línguas inglesa, francesa e alemã, fruto das aprendizagens escolares desenvolvidas nas aulas das respectivas disciplinas.

Os Mini-Jogos Africanos envolvem muitas turmas da EPM-CELP que vão competir nas modalidades de futsal, basquetebol, andebol, atletismo e voleibol, bem como, ainda, em várias jogos pré-desportivos, prolongando-se até à Páscoa de 2011.

joguinhos00006 joguinhos00010
joguinhos00002 joguinhos00001
joguinhos00003 joguinhos00008
joguinhos00005 joguinhos00004
joguinhos00009 joguinhos00007
joguinhos00011 joguinhos00012

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo