web desporto.escolar2 18mar20
Os jogos escolares decorridos na primeira quinzena de março colocaram os alunos-atletas da EPM-CELP em confronto com seus homólogos de escolas moçambicanas, privilegiando sempre momentos de interação e partilha de experiências. Enquanto, por exemplo, nos jogos pré-desportivos se valorizou mais o convívio entre pares, incluindo encarregados de educação, no basquetebol e futsal notou-se mais competitividade nos desafios perante os colégios Kitabu e Nyoxani, respetivamente.

JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS
web desporto.escolar3 18mar20O torneiro do “Jogo do Queimado” teve lugar no dia 2 de março, envolvendo seis equipas mistas e cerca de 40 alunos dos terceiro e quarto anos do ensino básico. Nesta competição-convívio, os alunos Vétika, Eduardo, Ema, André, João e Gabriel superaram-se, terminando o jogo, em primeiro lugar, com 48 pontos. A satisfação e entusiasmo dos alunos prolongou-se até ao sábado seguinte (7 de março), desta vez com o envolvimento dos alunos dos primeiro e segundo do mesmo ciclo, nos jogos “Mata e gelo”, “Rabo da raposa” e “Bola ao capitão”.
A convivência, dinamizada por pais e encarregados de educação em interação direta com os respetivos educandos, proporcionou momentos de partilha de experiências, num ambiente descontraído e enriquecedor, estreitando o espaço entre a escola e a família.

BASQUETEBOL
A equipa de Basquetebol sub12 da EPM-CELP venceu, no último sábado (14 de março), a congénere do Colégio Nyoxani por 24-4. Para este jogo, os atletas foram divididos em equipas mistas, tendo João Encarnação, Afonso Pinho, Bernardo Guita, Wiliamo Chicago, Keanu Rocha, Yasmin Macaringue, Rita Coelho, Khaylani Comiche, Achallina Bagasse e Eudulce Chicuenela demonstrado melhorias na abordagem da componente técnica, principalmente os fundamentos, tais como o drible, passe e lançamento na passada, o que proporcionou vitoria à nossa Escola.

Já a equipa de sub16 masculina da nossa Escola enfrentou desafio hercúleo perante o Colégio Kitabu. Este apresentou uma equipa fortíssima, maioritariamente composta por jogadores do Clube Maxaquene, que disputa competições federadas, pelo que os nossos atletas sentiram naturais dificuldades perante um registo de prática e objetivos da modalidade totalmente divergentes dos assumidos no nosso meio escolar. Assim, o resultado desniveladíssimo (89-5), a favor do Colégio Kitabu, reflete níveis de prática e de competição que quase nada têm em comum. Ainda assim, os nossos atletas lutaram com humildade até final, retirando algumas experiências positivas que podem inspirar o caminho futuro.

FUTSAL
O núcleo de futsal sub16 masculino da EPM-CELP disputou, no dia 14 de março, um jogo de caráter amigável com a congénere do Colégio Kitabu, nas instalações da nossa Escola. O professor Fábio Palavras, responsável pelo grupo/equipa, revelou ter sido mais um momento proveitoso para os 11 alunos na aquisição de competências para a prática desta modalidade.

Também frente às representantes do Colégio Kitabu, no escalão sub18 feminino, a nossa equipa venceu o confronto por 5-2, demonstrando melhor organização defensiva e grande carácter. Apesar do bom desempenho da maioria das jogadoras da EPM-CELP, registe-se o desempenho da atleta mais nova do grupo que é a única que deu continuidade ao trabalho e desenvolvido no ano letivo anterior no futsal feminino.

VOLEIBOL
web volveibol 20mar20Também no sábado, 14 de março, ocorreu o segundo encontro da atual temporada desportiva da equipa sub18 de voleibol. No confronto com o Colégio Kitabu, a EPM-CELP venceu o jogo por 3-0, com os parciais de 25-17; 25-11 e 25-18. Perante as dificuldades técnicas evidenciadas pelo adversário, a nossa equipa dominou totalmente o encontro, apresentando momentos de grande recorte técnico, que contrastaram com ocasiões de desconcentração.

A equipa sub14 mista também defrontou o Colégio Kitabu. Do confronto amistoso, evidenciou-se a regularidade e a qualidade de jogo da nossa equipa, designadamente as ações técnicas de passe, receção e serviço. Dos quatro "sets" realizados a EPM-CELP ganhou três, perfazendo um resultado pontual de 91-60 a nosso favor. Os jogos decorreram num ambiente de aprendizagem (com destaque na arbitragem), superação pessoal, convívio e "fair-play". Esperamos por novos encontros para demonstramos a evolução decorrente dos treinos. Parabéns aos nossos alunos Dalila, Maria, Margarida, Marta, Frederico, Madalena, Luísa e Patrícia.
web desporto.escolar1 18mar20

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo