web judo1
O ginásio da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) foi palco, esta manhã, de uma demonstração de judo liderada por Nuno Delgado, antigo atleta olímpico da modalidade por Portugal, medalhado em Sydney (2000). Participaram no evento os cerca de 250 alunos do segundo ciclo de escolaridade que experimentaram, ao vivo, algumas sensações oferecidas pela prática do judo.

“Para mim é um orgulho transmitir os valores do judo, da prática desportiva e, acima de tudo, a nossa língua, a lusofonia”, afirmou à imprensa Nuno Delgado no final da demonstração, assegurando que “Portugal está em todo o lado”, pois, continuou, “enquanto embaixadores do judo sentimos a força do que é ser português no Japão, na África do Sul, na Venezuela...”

Depois da conquista do bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, oferecendo a primeira medalha a Portugal no judo e a 16.ª na história olímpica portuguesa, e do título europeu de 1999, Nuno Delgado confessa ser “um orgulho fazermos o que gostamos e, nesta fase em que já não ganho medalhas, tentar passar essa inspiração a outros a conquistarem as suas”. Nuno Delgado deslocou-se a Moçambique para participar no «Maputo Master Cup» de judo, a ter lugar este fim de semana, no Pavilhão do Maxaquene, a convite da Escola de Judo Edson Madeira. Modalidade em crescimento, Nuno Delgado acredita no futuro do judo moçambicano, pois “se há campeões olímpicos no atletismo, porque não sonhar com o judo?”, questionou o antigo atleta português, de 41 anos.

web judo5“Queremos pôr o judo nos olhos do público para que se torne mais apetecível às pessoas interessadas” afirmou na mesma ocasião Edson Madeira, antigo judoca moçambicano que participou nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e acompanhou Nuno Delgado à sessão de demonstração na EPM-CELP. Edson Madeira valorizou a iniciativa como promotora da expansão do judo, esclarecendo que a maioria dos atletas da Escola de Judo com o seu próprio nome e do Clube Naval de Maputo, onde ministra aulas, frequentam a EPM-CELP, pelo que acredita ser possível captar mais praticantes e fazer crescer o judo.

No evento desta manhã participou também Sérgio Zibane, professor de Educação Física da EPM-CELP, onde igualmente dinamiza aulas de judo, e treinador de Edson Madeira aquando da experiência olímpica moçambicana de 2008 em Pequim. Zibane, que ensaiou com Nuno Delgado alguns golpes básicos na sessão de demonstração, corrobora o crescimento do judo em Moçambique e também acredita que a iniciativa na EPM-CELP abre boas perspetivas para a conquista de novos praticantes para a modalidade.

O judo é uma arte marcial centenária, com origem no Japão, que, além de ajudar fisicamente na defesa pessoal, confere mais segurança às pessoas. “Quem pratica judo tem uma maior autoconfiança e consegue estar bem consigo mesmo. Sabe defender-se automaticamente”, afirmou Sérgio Zibane, que esclarece serem a mente e o corpo indissociáveis, pelo que, conclui, “se processarmos a informação na mente antes de usarmos o corpo vai correr tudo bem”.

web judo2 web judo4
web judo3

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo