web_sopa
Quatro mães interpretaram, esta manhã, no Auditório Carlos Paredes, uma pequena peça de teatro sobre a lenda da tradicional sopa da pedra, de Almeirim, em Portugal. Na plateia estavam os alunos do primeiro ano de escolaridade que, para acreditarem na magia da pedra, foi-lhes servida, após a actuação, uma refeição de verdadeira sopa da pedra. Foi desta forma que a Biblioteca Viva da EPM-CELP encerrou as suas actividades do ano lectivo 2009/2010.

Segundo a lenda, a esperteza e astúcia do frade, que andava a pedir nas ruas, transformaram uma pedra numa sopa deliciosa, que continua a ser uma das especialidades mais conhecidas da localidade de Almeirim, em Portugal. Pois foi esta a história que quatro mães encenaram, com muita “alma”, para os alunos do 1.º Ciclo. Subiram ao palco apenas com o essencial, mas conseguiram recolher os restantes ingredientes para a sopa junto dos generosos espectadores, ávidos de participarem na magia da sopa da pedra.

As mães tiveram uma actuação que foi capaz de mobilizar a atenção, a curiosidade, o silêncio e o entusiasmo dos alunos em participarem na feitura da sopa no palco. E capaz também de despertar o apetite dos mais pequenos para comerem, findo o “faz-de-conta”, uma sopa verdadeira, confeccionada na cozinha da EPM-CELP. A lenda tornava-se, assim, realidade.

Com esta actividade o Projecto Biblioteca Viva, coordenado por Ana Albasini, encerrou o ciclo de actividades programadas para o ano lectivo 2009/2010.


A preparação da sopa
sopa00001 sopa00002
sopa00003 sopa00004
sopa00005 sopa00006


Comer a sopa
sopa00007 sopa00008
sopa00009 sopa00010

Comentários   

0 #2 Núcleo de Informação 04-09-2017 17:52
[quote name="Humberto Baião"]
Contacto o Departamento de Línguas da nossa Escola, fornecemos o seguinte esclarecimento:

"A resposta não é pacífica.

Em todo o caso, é ponto assente que as duas versões são possíveis. Ou seja, nenhuma das opções está incorreta.

Gramaticalmente , a versão mais correta é "sopa de pedra", contudo, a sopa em questão reporta a uma lenda e nessa lenda a pedra utilizada para fazer a sopa é uma pedra específica, aquela que o frade trazia consigo para enganar as pessoas. Logo, nesse contexto, deve dizer-se "sopa da pedra" (do frade, subentende-se).

Acresce que a sopa é típica de Almeirim, Ribatejo, Portugal, e os ribatejanos dizem "sopa da pedra" convertendo a expressão num regionalismo.

Obrigado pela sua participação e interesse.
Núcleo de Informação e Comunicação
Cabe a cada falante decidir qual a forma que pretende usar sendo que ambas estão corretas.
Citar
0 #1 Humberto Baião 02-09-2017 15:36
olá boa tarde, tendo surgido polémica e confusão gostaria de saber a sua opinião, do ponto de vista gramaticalmente correcto deve dizer-se sopa de pedra ou sopa da pedra, uma vez que a alteração da preposição modifica e muito o significado da frase. Obrigado
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo