A excelente qualidade do filme-documentário e os testemunhos vivos e muito esclarecedores de Carlos Lopes Pereira constituíram uma oportunidade singular para o programa de educação e formação ambiental da EPM-CELP. “Africa’s Lost Eden”, filmado entre Janeiro de 2008 e Maio de 2009 com realização de James Byrne, foi distinguido com quatro prémios na 33.ª edição do Festival Internacional de Filmes da Vida Selvagem, realizado entre 8 e 15 de Maio corrente, e foi também vencedor absoluto da última edição do Festival de Filmes de Turismo, promovido em Berlim (Alemanha). Os quatro prémios foram: Melhor Filme sobre Conservação da Natureza, Melhor Narração (desempenho de Keith David), Melhor Som e Melhor Argumento.

O documentário narra a actual vida selvagem do PNG e o esforço permanente do repovoamento animal daquela zona, no quadro de um diálogo contínuo com as comunidades locais que partilham o mesmo ambiente natural. É um filme de 50 minutos que valoriza a excelência, o prodígio e a espectacularidade da vida selvagem, retratando alguns episódios alusivos à convivência sustentada entre o ser humano e a fauna bravia. O Santuário da Fauna Bravia é um espaço com seis mil hectares e 36 quilómetros de perímetro, integrado no PNG que, há poucos anos, beneficiou do interesse filantrópico do norte-americano Gregory Carr.

web_gorongoza1 web_gorongosa2

A presença de Carlos Lopes Pereira, ele próprio participante no “Africa’s Lost Eden”, conferiu mais valor a esta iniciativa da EPM-CELP pela possibilidade oferecida aos alunos e professores de recolherem informações e esclarecimentos adicionais sobre o projecto de reabilitação do PNG em favor da preservação da biodiversidade e do meio ambiente.

O mentor da iniciativa na EPM-CELP foi Francisco Máximo, professor do Grupo Disciplinar de Ciências Físico-Químicas que, anteriormente, trabalhou no PNG. A ideia foi espontaneamente acolhida não só pelo grupo disciplinar de Francisco Máximo, como também pelo de Ciências Naturais, resultando do entendimento uma organização muito bem acolhida e do agrado dos alunos e professores.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo