A peça, escrita em 1961 e proibida em Portugal até 25 de Abril de 1974, teve a intenção de criticar o regime de Salazar e os ideais fascistas que defendia, bem como as metodologias usadas para reprimir as pessoas de opinião contrária ou discordante. Para tal, Sttau Monteiro, que foi preso político, recorreu ao paralelismo histórico e à técnica do distanciamento de Bertol Brecht para chamar a atenção para a repressão levada a cabo pela PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado, criada em 1945) e incitar à luta pela liberdade.

web_matilde1Nádia Silva, Flávia Gomes, Madina Bachir, Tatiana Mendes, Jeremias Júnior e Pryien Amarci são os alunos finalistas da EPM-CELP que, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa e encenados pela professora Ana Paula Relvas, interpretaram o excerto de “Felizmente Há Luar”, precisamente os Diálogos de Matilde. Esta, companheira do general Gomes Freire de Andrade, dialoga com António de Sousa Falcão, o melhor amigo e companheiro de luta do militar que está preso no Forte de São Julião da Barra e aguarda execução na fogueira que se vislumbra a partir do palco.

Um momento cénico que, a um só tempo, celebrou a arte literária e homenageou a liberdade.

Liberdade evocada pelos alunos do 3.º ano

web_matilde3Os alunos do 3.º ano do ensino básico tiveram, esta manhã, no Auditório Carlos Paredes, uma sessão de leitura de textos evocativos da liberdade e da celebração do 25 de Abril de 1974 em Portugal. Para tanto procederam à leitura individual e colectiva de vários textos, bem como à distribuição de cravos simbolizadores da Revolução do 25 de Abril.

Esta iniciativa enquadrou-se no âmbito das actividades da Biblioteca Viva que, desta forma, também comemorou o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

Paralelamente, têm decorrido, desde a passada quarta-feira (21 de Abril), na Biblioteca Escolar José Craveirinha, uma exposição de cartazes alusivos à História do Livro e sessões de leitura e de contos.

web_matilde4 web_matilde5

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo