web moinho1 19mai20Estudar em casa é a regra para os alunos da escola atual. Mesmo sem sair de casa é possível, porém, desafiar a natureza e brincar com ela. Foi o que fez o Rodrigo Marques, do “5.ºD” da nossa Escola, que construiu um moinho de vento com materiais ao alcancde de qualquer um. Ele exibe aqui o trabalho e ensina a fazer.

O Rodrigo respondeu ao desafio da disciplina de Educação Tecnológica que consistia em construir um objeto capaz de captar o vento e produzir energia eólica, experimentando o seu funcionamento apesar do confinamento a que está sujeito. Nem que fosse soprando as hélices do moinho se o vento à janela fosse inexistente.

Para ajudar os interessados na construção de um moinho, o Rodrigo elaborou um manual de instruções, ilustrado, que aqui partilha.

Manual de Instruções
Material necessário
• Rolo de papel higiénico (a parte de dentro)
• Cartolina colorida
• “Clip”
• Borracha
• “Spray”
• Tesoura
• Cola de papel
web moinho2 19mai20
Como construir as peças moinho
Enrolar um pedaço de cartolina em forma de cone, que vai ser o o telhado do nosso moinho. Na cartolina quadrada, com um lápis traçamos duas diagonais. Depois cortamos a cartolina pelas linhas desenhadas (reservamos uma distância do centro ). De seguida levamos cada uma das pontas ao centro do quadrado (uma sim, uma não).

Com o “clip” furamos as pontas todas que levamos ao centro para prender o moinho.

Pintar o rolo (paredes do moinho) com “spray” dourado.

Como Montar o Moinho
Prender o moinho a parede com o “clip” que usamos para unir as pontas do moinho. Do lado de dentro usar um pedaço de borracha para prender o moinho para ele não cair e, por fim, colocar o cone por cima da parede.

Não se esqueçam de pintar portas e janelas no moinho.

E se tiverem dúvidas peçam esclarecimentos ao Rodrigo, por aqui ou pela nossa página do Facebook. Bons moinhos e agitem os ventos!
.
.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo