web audicao1 mai19
Após oito meses de aulas intensas, alunos e professores subiram ao palco do átrio central da nossa Escola para oferecer à comunidade educativa a edição 2019 da Audição de Piano e Saxofone, realizada na última sexta-feira (17 de maio). Na plateia, pais e encarregados de educação, alunos, professores, funcionários e amigos vibraram a cada nota, com muita emoção à flor da pele.


web audicao2 mai19A audição excedeu as expetativas. À hora do início do espetáculo, o átrio central já respirava música clássica, com um cenário a sugerir proximidade e ambiente intimista: luzes discretas, quadros de pinturas nas paredes, uma cafeteira com bolos e salgados, mesas e cadeiras ornamentadas, um palco que acolhia um grande piano e um saxofone e, no canto, dezenas de alunos-artistas que esperavam pela chamada para mostrar o seu talento.O espetáculo, além de familiar e clássico, valorizou diversas culturas, destacando-se as francesa, portuguesa, gaulesa e americana, e figuras consagradas como Beethoven e Bach. Inês Lopes, interpretando “Alout”, uma melodia popular francesa, foi a primeira aluna a escalar o palco, seguida da Inês Mitongo, que tocou “Merrily We rool Along”, ritmo popular gaulês; seguiu-se Nicole Loforte, com o “cavaleiro”, de Portugal, e Inês Morais, com “Alouet”, de França, abrindo espaço para a interculturalidade.

A seleção das músicas foi pensada de acordo com as capacidades performativas dos alunos, suscitando, desta forma, mais dinamismo, cumplicidade e perfeição nas notas e na postura em palco. Mestria e simplicidade era o que se esperava dos meninos e, assim, Santiago Chaves e Matilde Valente – únicos alunos de saxofone – criaram o equilíbrio necessário com as notas do piano, executadas por colegas, na interpretação de temas sobejamente conhecidos, auxiliados pelo professor Ricardo Conceição.

web audicao3 mai19Dentre dezenas de temas tocados, Beethoven ocupou lugar de destaque na Audição de Piano e Saxofone ao ser interpretado três vezes. “Hino da Alegria” foi a música escolhida, que espelha virtuosismo poético e musical e expressa os ideais de liberdade, paz e solidariedade no mundo. Bach foi outro, nos seus diversos minuetos, interpretados pelos alunos Huang Qian e Federico Gomiero.

Em cerca de duas horas de música, a exibição de talentos atravessou várias idades. Hugo Nascimento, executor de piano há diversos anos, desafiou-se a si próprio e à plateia na interpretação completa da “sonata n.º 9, Rondo Marcha Turca”, de Mozart, mostrando o seu melhor “bem saber fazer”: tocar como sempre e brilhar como nunca. Outro momento de auge foi a surpresa feita à aluna Rita Guimarães, aniversariante no dia do espetáculo: colegas, professores e encarregados de educação cantaram os tradicionais “parabéns”.

A audição terminou com a entrega de certificados de participação pelos subdiretores da nossa Escola, António Marques e Francisco Carvalho.
web audicao5 mai19

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo