web filme.papelnatal dez18
A equipa do Plano Nacional de Cinema (PNC) da EPM-CELP fez exibir, no passado dia 12, no Auditório Carlos Paredes, o filme "Papel de Natal", de José Miguel Ribeiro, que estimula a consciencialização ecológica, sobretudo, em tempo de consumismo. A curta-metragem, focada em temas como a proteção do meio ambiente, a devastação da floresta, o consumismo e as alternativas possíveis para um mundo melhor, foi projetada para uma plateia composta por alunos do terceiro ano do ensino básico.

A obra cinematográfica procura debater alternativas que partem do significado do Natal e das prendas que à efeméride estão associadas. Esta linha de orientação foi o ponto de partida para ouvir o público, que participou de forma crítica e surpreendentemente fundamentada, revelando-se interventivo e capaz de apresentar alternativas “ao monstro” da poluição. O debate ascendeu à possibilidade de oferecer, durante o Natal, tempo, carinho, amor e até mesmo ideias. A sessão encerrou com a abertura de espaço de interação entre o palco e a plateia, incluindo a construção de bolas de sabão a partir de material reciclável, que, além de ser ecológico, permite criar brincadeiras e o exercício de imaginar um mundo sem lixo.

De acordo com a sinopse publicada pela Fnac, empresa distribuidora de diverso material, entre o qual vídeos, “Papel de Natal” é um filme de causas, é um grito de alerta para a importância da defesa das florestas e do desenvolvimento de uma consciência ecológica desde a infância”, ao mesmo tempo que, com reconhecimento internacional e uma estética original e invulgar, “combina imagens reais com cinema de animação, em volume, e tem como pano de fundo a devastação de uma floresta de papel, no mundo da fantasia, à medida que os humanos se desleixam na reciclagem, no mundo real", lê-se na página oficial daquela empresa.

Refira-se que, em termos curriculares, o tema da poluição e ecologia tem sido abordado entre os estudantes do primeiro ciclo do ensino básico, mobilizando-os para diversas atividades, tendo esta sido desenvolvida com recurso a ilustração cinematográfica para fomentar aprendizagens lúdicas.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo