web matilde.silva1 nov18Matilde Silva, aluna da turma “D” do sétimo ano do ensino básico da EPM-CELP, é semifinalista do concurso de desenho sobre os direitos humanos, “Kids4HumanRights”, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O trabalho, que une a técnica do esboço com grafite a cores diversas, está exposto no Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Espanha, onde será anunciado o vencedor da competição, em dezembro próximo.

No desenho, a aluna valoriza os contributos de Eleanor Roosevelt, a ex-primeira-dama dos Estados Unidos da América de 1933 a 1945; Martin Luther King, pastor protestante e ativista político norteamericano; Mahatma Ghandi, idealizador e fundador do moderno estado indiano e o maior defensor do Satyagraha como um meio de revolução, e Nelson Mandela, advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, todos eles envolvidos na luta contra todo o tipo de marginalização, vincada pela Organização das Nações Unidas em 1948.

Para a efetivação do trabalho, Matilde Silva escolheu o tema dois que consistia em desenhar uma figura que representasse a luta pelos direitos humanos, mas “eu fiz quatro e no fundo pintei o Monte Rushmore, que mostra igualmente o comprometimento dos Estados Unidos na valorização dos direitos humanos”, contou a autora da obra.

Matilde Silva é estreante em concursos de desenho e disse estar feliz por ter sido selecionada para a semifinal, acrescentando que “gostaria de ser a grande vencedora. Mas, de todas as formas, vou continuar a desenhar, porque é algo que gosto”.

Refira-que que o concurso foi organizado no âmbito das celebrações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
 

Comentários   

+1 #1 Fatima Bernardes 01-12-2018 00:16
Maravilhoso, como uma criança consegue, ilustrar num simples desenho, tudo acerca dos Direitos Humanos.Simples mente maravilhoso.
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo