web expoartes mai18
Uma exposição de pintura de artistas moçambicanos e outra de fotografia sobre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão patentes, até final do corrente mês, no átrio central da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP). Ambas foram inauguradas a 5 de maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP que a nossa Escola celebrou, em simultâneo, com o seu 18.º aniversário, festa não realizada em novembro devido ao mau tempo.

web expoartes1 mai18A exposição de pintura reúne obras de conceituados artistas moçambicanos, como Noel Langa, Jamal, Idasse Dito, Ndlozy, Maukew, Neto, Abdulsstator Alibhal, Kheto, Ulisses e Gemuce. Esta mostra pretende contribuir para a divulgação da cultura do país de acolhimento da EPM-CELP junto da respetiva comunidade escolar, mostrando diferentes obras unidas por uma linguagem e expressão individuais. Os objetivos da exposição são de sensibilizar os alunos para a educação estética, analisando as obras originais ao lado de alguns autores, com quem os estudantes podem conversar, e, posteriormente, criar em sala de aula um produto artístico inspirado numa das obras expostas.

“Visão fotográfica como membro da CPLP” é o tema da exposição fotográfica que promove a partilha de experiências pessoais e artísticas entre os funcionários da EPM-CELP por ocasião do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, procurando sensibilizá-los para a estética e criatividade com a seleção dos melhores trabalhos.

A iniciativa das duas exposições é do grupo de Artes Visuais da nossa Escola que, na festa de 5 de maio, também dinamizou uma atividade de pintura facial e de t-shirts, bem como montou uma exposição de cerâmica. Esta última pretendeu divulgar uma das atividades de complemento curricular da nossa Escola, estimulando a sensibilidade estética e o gosto pela pintura e moldagem, bem como promovendo diferentes tipos de expressão plástica através da exploração de várias técnicas. “Foi uma atividade bastante interessante e bem acolhida por aqueles que nela participaram”, declarou Inês George, coordenadora do Departamento de Expressões, responsável pela comunicação visual e decoração do espaço da festa conjunta promovida pela EPM-CELP a 5 de maio.

web expoartes2 mai18 web expoartes3 maio18

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo