web explosaoMabataBata
“O Dia em que explodiu Mabata Bata”, de Sol de Carvalho, é o filme escolhido pela equipa do Plano Nacional do Cinema (PNC) da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) para abrir a temporada cinéfila do ano letivo de 2017/2018.

O filme vai ser exibido amanhã, pelas 14h30, no Auditório Carlos Paredes, e a sessão procede a interpretação dos alunos, nas aulas de Português, do conto homónimo de Mia Couto, de 1986, que deu origem ao filme. Após o visionamento da película, os alunos debaterão a obra com o respetivo realizador.

O evento, que também celebra o Dia Mundial do Cinema (5 de novembro), visa dar a conhecer o cruzamento das expressões literária e cinematográfica realizado por Sol de Carvalho, ficcionando o período de guerra civil vivido em Moçambique, ao mesmo tempo que desvenda junto dos alunos a gramática do cinema.

“Partilhar com toda a comunidade escolar obras de referência do cinema, atualizando permanentemente a arte cinéfila no nosso espaço de intervenção educativa, não só através da exibição de filmes, mas também de conversas e debates sobre o que se vê na tela e atrás dela” são objetivos expressos no plano de atividades do PNC na EPM-CELP.


Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo