web cinema.chaplin
A exibição da película “Tempos Modernos”, de Charlie Chaplin, abriu, hoje, o novo ciclo de projeção de obras cinematográficas na EPM-CELP, numa iniciativa da equipa do Plano Nacional de Cinema (PNC) da nossa Escola. Assistiram à sessão, no Auditório Carlos Paredes, mais de 120 alunos do sexto ano do ensino básico. Também fazem parte deste ciclo de cinema as obras “O Grande Ditador”, igualmente de Charlie Chaplin, e “Hugo”, de Martin Scorcese, agendadas para o mês de fevereiro.

A biografia de Charlie Chaplin, previamente explorada pelos alunos nas aulas da disciplina de Português, permitiu à plateia perceber que a obra e a vida dos criadores, muitas vezes, se confundem.

Antes do início da sessão de hoje, um grupo de alunos propôs aos colegas um conjunto de regras sobre como estimar o Auditório Carlos Paredes, seguindo-se uma reflexão sobre os conceitos históricos dominantes do período da industrialização, tais como trabalho, indústria e classe operária, suscitados pela exibição do filme “Tempos Modernos” e discutidos nas aulas de História e Geografia de Portugal.

Finda a exibição da película “Tempos Modernos” os alunos registaram em cartolina frases emblemáticas de Charlie Chaplin, para mais tarde recordar, como, por exemplo, as seguintes: “Não fique triste quando ninguém notar o que fez de bom. O sol tembém é um espetáculo ao nascer, e mesmo assim, a maioria de nós ainda dorme.”; “O valor de um homem não se dá pelas roupas ou bens que possui e sim pelo caráter e beleza dos seus ideais.”; “Falar sem aspas, amar sem interrogação, sonhar com reticências, viver sem ponto final.” E “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, canta, ri, dança, chora e vive intensamente cada momento de tua vida, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.”

A arte cinematográfica instala-se nos corações dos alunos e professores da EPM-CELP, permitindo, simultaneamente, o enquadramento adequado de aprendizagem de conteúdos de várias disciplinas curriculares num ambiente alternativo de cultivo da apreciação estética desta forma de expressão artística.

Relacionado
Plano Nacional de Cinema

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo