web cine.suspeitaCerca de 200 alunos comemoraram, na EPM CELP, o Dia Mundial do Cinema com o visionamento, seguido de debate, do filme de animação "A Supeita" ,de José Miguel Ribeiro. As exibições, que inauguraram a temporada de cinema e assinalaram a efeméride mundial da sétima arte, realizaram-se no Auditório Carlos Paredes, nos dias 7 e 9 de novembro, numa organização da equipa do Plano Nacional de Cinema da nossa Escola.

A primeira sessão foi dirigida a todas as turmas do oitavo ano do ensino básico da nossa Escola e na segunda participaram livremente todos os alunos interessados, a que se juntaram os colegas da escola pública moçambicana do Matchiki-Tchiki, nossa vizinha, que integra o projeto “Mabuko Ya Hina” de incentivo à leitura e escrita, liderado pela EPM-CELP. Plateias constituídas, por conseguinte, por alunos entre os 12 e os 15 anos que, entusiasmados com o filme, participaram também ativamente no debate subsequente de descoberta da gramática do cinema, com recurso, nomeadamente, ao visionamento do “making of” do filme “A Suspeita”. (Ficha técnica aqui)

A equipa do PNC quer partilhar com toda a comunidade escolar obras de referência do cinema, atualizando permanentemente a arte cinéfila no nosso espaço de intervenção educativa, não só através da exibição de filmes, mas também de conversas e debates sobre o que se vê na tela e atrás dela. Um propósito da natureza curricular tal como definido oficialmente pelo Plano Nacional do Cinema: "O PNC está previsto como um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar, garantindo instrumentos essenciais e leitura e interpretação de obras cinematográficas junto dos alunos das escolas abrangidas pelo programa."

Audiência de alunos da EPM-CELP e da escola de Matchiki-Tchiki
web cine.suspeita1
 

RELACIONADO
ARTES | “A Suspeita” inaugura temporada de cinema na EPM-CELP
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo