web gastronomia1 mai19
Solidariedade e amizade foram os sentimentos demostrados hoje por alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) numa ação voluntária de generosidade. No âmbito das atividades de Educação para a Cidadania, os estudantes do “9.ºB” promoveram uma feira gastronómica para, com o dinheiro arrecadado, reabilitarem o Parque Infantil da Casa do Gaiato, no município de Boane.

A angariação de fundos visa adquirir os materiais necessários para a turma intervir na Casa do Gaiato, reabilitando o parque infantil, intervenção que está prevista ser concluida a tempo de aquele espaço servir para a comemoração do Dia da Criança, no próximo dia 1 de junho. Mélika Cheman, representante do grupo dinamizador da feira gastronómica, explicou que a força motriz da iniciativa é a vontade de fazer sorrir as crianças da Casa do Gaiato, apesar das condições de carência que as envolvem. “Pensámos em colorir o dia de todas as crianças, o 1 de junho”, afirmou a aluna, para quem a ajuda reflete o espírito de companheirismo e amizade vivido na sua turma do nono ano do ensino básico.

A feira foi, primeiro, pensada em contexto de sala de aula. O segundo passo foi organizar o evento e preparar o plano de ação com os alunos como principais protagonistas. Assim, cada aluno responsabilizou-se pela preparação de um prato e, assim, contribuir para a oferta alargada de produtos diversos, desde sumos, refrescos, bolos, brigadeiros, “cupcakes”, minipizzas, salgados e muito mais.

A reinauguração do parque infantil da Casa do Gaiato, no próximo dia 1 de junho, tem deixado todos muito ansiosos, que esperam transmitir alegria às crianças beneficiadas. Até agora, a turma já conseguiu amealhar 60 por cento do valor necessário para a compra da tinta para a pintura das paredes da Casa do Gaito, entre outros planos. Para a próxima semana, novamente no Pátio das Laranjeiras, está prevista a realização de mais uma edição da Feira da Gastronomia.

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo