web voluntario.portomaputo mar19
Dezenas de adolescentes e jovens, entre eles muitos alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) acompanhados por alguns professores, envolveram-se durante o dia de hoje, no Porto de Maputo, no descarregamento, separação e acondicionamento de donativos destinados a apoiar a população fustigada pelo ciclone Idai nas províncias de Sofala e Manica, com maior incidência na cidade da Beira e distrito de Búzi.

No Porto de Maputo as palavras sensibilidade e solidariedade ganharam significado que transpareceu na força de vontade demonstrada pelos envolvidos na organização de roupas de crianças e bebés, calçado, lençóis, toalhas, arroz, óleo e pensos higiénicos, entre outros produtos de necessidade extrema para os afetados. Dados preliminares indicavam que até o meio dia de hoje, o terceiro da operação “Unidos pela Beira, os voluntários já haviam conseguido encher mais de 30 contentores com produtos de primeira necessidade, faltando poucos para a meta dos 40 previstos.

De acordo com Ana Besteiro, coordenadora do ensino secundário, a EPM-CELP teve uma representação envolvente e voluntariosa no terreno de ação, onde desenvolveu os trabalhos necessários com uma atitude zelosa que não passou despercebida a alguns presentes. “Um senhor chegou perto de nós e simplesmente disse: isto é que é ensinar, é assim que também se aprende”, revelou Ana Besteiro, para quem a intervenção dos nossos alunos no movimento de solidariedade foi “uma aula prática de cidadania”. Participaram cerca de 60 alunos da nossa Escola no conjunto das duas ações de voluntariado em que se envolveram noutros tantos dias.

Para além da EMP-CELP, participam na iniciativa “Unidos pela Beira” dezenas de empresas e centenas de pessoas singulares que, além de doarem produtos, participaram na sua organização logística.

O esforço solidário de alunos da EPM-CELP estende-se para além da execução voluntária de tarefas solidárias pois a Associação de Estudantes lançou, no início desta semana, uma campanha de angariação de donativos que já estão prontos para serem entregues na Embaixada de Portugal em Moçambique.

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo