web mabuko 12dez19
O projeto “Mabuko Ya Hina” (Os Nossos Livros), representado pela Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba, participa, pela primeira vez, no “Concurso Nacional de Leitura” (CNL), uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura de Portugal (PNL2027). É a 14.ª edição do certame, que teve início a 7 de outubro último e vai prolongar-se até 6 de junho de 2020, com o principal objetivo de “estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura”, tal como oficialmente anunciado.

Ontem, a docente da EPM-CELP e coordenadora do projeto “Mabuko Ya Hina”, Ana Albasini, e o diretor pedagógico da escola participante no CNL, Domingo Jemusse, realizaram a primeira atividade com os alunos selecionados, contextualizando-os sobre o regulamento do concurso e oferecendo a cada um a obra “O Pescador de Estrelas e Outras Histórias”, uma publicação da EPM-CELP, da Coleção Acácia, da autoria de Mathilde Ferreira Neves.

Entre as 34 escolas que integram o Projeto “Mabuko ya Hina”, a Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba foi a escola selecionada para participar na 14.ª edição do CNL por estar a implementar o Plano Nacional de Acção de Leitura e Escrita (PNALE – Moçambique) desde março de 2019.

O processo de participação da escola começou com a realização de uma reunião com a direção e professores envolvidos na implementação do PNALE para auscultação do seu interesse e disponibilidade para acolher a iniciativa do PNL2027. Na sequência, os professores da ES Matheus Sansão Muthemba selecionaram 15 alunos que transitaram da oitava para a nona classe, assumindo como principais critérios de seleção as competências dos alunos aos níveis da leitura, escrita, cidadania e direitos humanos.

Os alunos aceitaram o desafio com muito interesse e motivação, assumindo o compromisso de lerem a obra durante as férias de encerramento do ano letivo nas escolas do sistema de ensino de Moçambique para, desta forma, darem o seu melhor na 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura de Portugal.

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo