web mabuko.gorongosa1 19nov19
Após a última visita ao Parque Nacional da Gorongosa (PNG), em julho de 2018, a equipa do projeto “Mabuko Ya Hina”, constituída pelas docentes Ana Albasini e Isabel Mota da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), está a trabalhar no Centro de Educação Comunitária (CEC) do PNG para uma ação de revisão dos conteúdos trabalhados nos primeiro e segundo módulos de formação no âmbito do Programa de Educação para a Rapariga (ERA).

A ação, iniciada no passado domingo e que se prolonga até à próxima sexta-feira, possui uma componente prática, de observação das atividades dinamizadas pelos promotores de leitura nos Clubes das Raparigas, e uma componente teórica de revisão dos conteúdos trabalhados nos primeiros dois módulos de formação, nas áreas da leitura em língua portuguesa e educação para a cidadania.

web mabuko.gorongosa4 19nov19No passado domingo, Ana Albasini e Isabel Mota reuniram com a diretora do CEC, Susan Masiyiwa, e no dia seguinte visitaram dois clubes da Rapariga, acompanhadas por elementos da equipa do CEC. Ana Albasini, Vilma Mugwagwa e Mofate Taíbo visitaram o Clube da Rapariga de Nhandar, situado na zona norte do PNG, e observaram as práticas dos promotores de leitura Jordão Rafael Viegas e Simbizai Eusébio David. Este clube integra 40 raparigas que os promotores descrevem como assíduas e bastante participativas. Estiveram presentes na atividade 38 raparigas que demonstraram, na sua maioria, conhecer o alfabeto e os ditongos, fazendo já a leitura dos mesmos.

Isabel Mota, Melode Aleixo e Barreto Zeca visitaram o Clube da Rapariga de Matenga, situado na zona sul do PNG, e observaram as práticas do promotor Benedito Bola Bene. Participaram na atividade 24 raparigas, entre os 6 e os 14 anos, que mostraram já conhecer o conceito de “Igualdade de Género” e a importância do mesmo para as suas vidas.

As visitas aos clubes prosseguem até hoje, dando-se início, amanhã, à componente teórica de revisão dos conteúdos trabalhados nos primeiros dois módulos de formação nas áreas da leitura em língua Portuguesa e educação para a cidadania.

Após sensivelmente um ano e estando o PNG e as localidades da zona tampão recuperados dos prejuízos causados pelo ciclone Idai, assinala-se, assim, o regresso da equipa do “Mabuko Ya Hina” ao CEC para dar continuidade à parceria entre a EPM-CELP e o PNG no âmbito do Programa de Educação para a Rapariga (ERA).
 
web mabuko.gorongosa2 19nov19 web mabuko.gorongosa3 19nov19

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo