web vascogama1 mar19
No âmbito das comemorações da Semana da Leitura 2019, as turmas do quarto ano da EPM-CELP e um grupo de alunos da Escola Primária Completa do Triunfo apresentaram na passada sexta-feira, no Auditório Carlos Paredes, uma peça de teatro baseada na obra “A Primeira Viagem de Vasco da Gama por Mares de Moçambique”. A apresentação é fruto da parceria estabelecida, no presente ano letivo, entre o grupo do quarto ano e o projeto “Mabuko Ya Hina”.

A Maleta de Leitura do projeto “Mabuko Ya Hina” tem viajado pelas turmas do quarto ano desde o início do ano letivo e, entre os vários livros existentes no interior da mesma, alunos e professores decidiram “embarcar na Nau de Vasco da Gama e navegar por mares nunca antes navegados”.

Na dramatização da obra “A Primeira Viagem de Vasco da Gama por mares de Moçambique” os alunos partiram de Portugal “com quatro naus apenas, mas de bravura bem armados”, tal como descreve o próprio livro, “passaram as ilhas Canárias e em Cabo Verde as tarefas foram várias”; após duas semanas de descanso na Baía de Santa Helena “partiram de novo com pujança e chegaram ao Cabo da Boa Esperança”; continuaram a viagem e “estavam, então, em terras moçambicanas”, como Inhambane, Sofala, Quelimane, “até que de uma das ilhas vêem chegar pequenas embarcações para os espreitar”; aportaram na Ilha de Moçambique e “ali assistiram a danças locais”; “a partir dali foi só navegar, até que, num feliz dia, alcançaram a Índia com que tanto sonharam”.

Nas quatro naus que partiram de Portugal embarcaram, também, professores, encarregados de educação e todos os que estavam presentes no Auditório Carlos Paredes.

Foi uma viagem divertida e maravilhosa, pelo mundo da leitura, da aprendizagem, da diversidade linguística e cultural! Foi “A primeira viagem dos alunos do 4º Ano da EPM – CELP e dos alunos do 6º Ano da EPC do Triunfo por mares de Moçambique”.
Ana Albasini
Coordenadora do projeto "Mabuko Ya Hina"

web vascogama2 mar19 web vascogama3 mar19
web vascogama4 mar19
Notícia relacionada: EPM-CELP lançou obra sobre Vasco da Gama escrita por Sara Teixeira

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo