web premiosMINEDH maio18A cerimónia de entrega dos prémios às escolas do projeto “Mabuko Ya Hina” que venceram a sexta edição do Festival Escolas Com Livros 2017, subordinado ao tema Água, realizou-se no passado dia 8 de maio, na biblioteca do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique (MINEDH). Foram distinguidas a EPC Maxaquene C, a EPC/ES do Triunfo e a EPC Imaculada que, por esta ordem, obtiveram os três primeiros lugares.

Para assinalar o mérito, de forma solene, o MINEDH ofereceu prémios às escolas vencedoras, tendo a primeira classificada recebido um computador e uma impressora, a segunda uma fotocopiadora e, por fim, coube à terceira posicionada um conjunto de instrumentos musicais.

O Festival Escolas Com Livros encerra, anualmente, o ano letivo das escolas do sistema de ensino moçambicano no âmbito da intervenção do projeto “Mabuko Ya Hina”, o que já sucede desde 2012. As escolas participantes no projeto, dinamizado pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) e MINEDH, têm oportunidade de mostrar, no referido festival, o resultado do trabalho que desenvolvem ao longo do ano na área da promoção da leitura, através de várias apresentações que vão desde a leitura de histórias à declamação de poemas, passando pelo reconto, desenho, teatro, música e dança.

A cerimónia contou com as presenças da diretora da EPM-CELP, Dina Trigo de Mira, da conselheira para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Moçambique, Patrícia Pincarilho, e da diretora Nacional do Ensino Primário de Moçambique, Gina Guibunda.

Depois da entrega dos prémios e dos discursos proferidos pelas individualidades presentes, aproveitando o facto de terem sido convidados todos os diretores das escolas que integram o projeto “Mabuko Ya Hina” realizou-se uma reunião de planificação da próxima edição do Festival Escolas Com Livros que, em 2018, terá como tema “As Viagens”.

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo