web maguiguana1 mai18
A Escola Primária Completa da Maguiguana inaugurou, no passado dia 3 de maio, a sua biblioteca que passa a integrar a rede do projecto “Mabuko Ya Hina”, liderado pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP). O novo recurso é fruto de uma parceria de esforços na qual participaram a nossa Escola, a Helpo Moçambique e a empresa Primavera.

A leitura de um texto do autor José Agualusa, realizada por um grupo de alunos da escola anfitriã, e o descerramento da tradicional placa de inauguração constituíram os pontos altos da cerimónia, na qual participaram o diretor da EPC Maguiguana, Abel Jacinto, a representante da diretora da EPM-CELP, Luísa Antunes, a conselheira para a cooperação da Embaixada de Portugal, Patrícia Pincarilho, e o representante da ministra da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique, Armando Sambo, entre outros.

web maguiguana2 mai18A EPC da Maguiguana é uma das escolas pertencentes ao projeto “Mabuko Ya Hina”, tendo recebido, em 2011, pelas mãos da Rede de Bibliotecas de Portugal, uma Maleta de Leitura com cerca de 150 títulos. A empresa Primavera, representada na cerimónia pelo seu responsável José Simões, reabilitou o espaço destinado à biblioteca e equipou-o com livros e com materiais audiovisuais, informáticos (quatro computadores) e de vídeo, para além de um aparelho de televisão, num esforço enquadrado na sua política de responsabilidade social, fazendo nascer a biblioteca.

A EPM-CELP, através da equipa do projeto “Mabuko Ya Hina”, irá assegurar a catalogação do acervo bibliográfico e garantir que a biblioteca seja um meio para que alunos e professores da EPC da Maguiguana, bem como a respetiva comunidade que serve, usufruam de livros, materiais didáticos e as novas tecnologias disponíveis no novo equipamento social, sempre com o objetivo de incentivar a leitura e o saber.

web maguiguana3 mai18

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo