web gorongosa fev18
Na sequência das intervenções ocorridas em julho e dezembro do ano passado, a equipa de docentes da EPM-CELP associadas ao projeto “Mabuko Ya Hina” deslocou-se novamente ao Parque Nacional da Gorongosa (PNG) para, desta feita, capacitar 36 facilitadores de leitura dos Clubes da Rapariga da zona norte do distrito da Gorongosa, entre 19 e 23 de fevereiro último.

As intervenções da EPM-CELP ocorrem no âmbito do protocolo de parceria estabelecido entre a nossa Escola e o PNG, traduzido na participação do projeto “Mabuko Ya Hina” no Programa de Educação para a Rapariga (ERA), implementado pelo PNG. Na deslocação de julho procedeu-se ao reconhecimento da realidade e à identificação das necessidades e, na de dezembro, ministrou-se o primeiro módulo de formação aos facilitadores de leitura da zona sul daquele distrito.

Tendo como lema “Reter a Rapariga na Escola”, o Programa ERA é dirigido aos Clubes da Rapariga das zonas sul e norte do distrito da Gorongosa e procura, entre outros aspetos, que as raparigas não abandonem a escola e adquiram competências de leitura e conhecimentos nas áreas da cidadania, educação sexual e reprodutiva, nutrição e ambiente.

A EPM-CELP, através das docentes Ana Albasini, Isabel Mota e Ana Besteiro, está presente no Programa ERA assegurando a formação das pessoas que trabalham diariamente com as raparigas nos clubes, os Facilitadores de Leitura. A Leitura em Língua Portuguesa, a Educação para a Cidadania, a Educação para a Saúde e a Educação Ambiental são as temáticas abordadas na formação.

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo