web visita.ministraA mar18
A ministra da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique, Conceita Sortane, visitou hoje a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) onde formalizou o protocolo de entendimento que renova o acordo de cooperação firmado em 2010 entre os governos de Moçambique e de Portugal no domínio das bibliotecas escolares e da promoção da leitura.


A visita teve início com a entoação dos hinos de Moçambique e de Portugal pelos alunos do terceiro ano do ensino básico, no átrio central da nossa Escola, onde Conceita Sortane também teve oportunidade de apreciar a exposição de obras do escultor moçambicano Nino Trindade, a que se seguiu, já na Biblioteca Escolar José Craveirinha, a cerimónia de formalização do referido protocolo de entendimento, coincidentemente em plena Semana da Leitura 2018 subordinada ao tema “Ler! Em qualquer hora! Em qualquer lugar!”

Atualizar compromissos que respondam a novos desafios associados à criação de bibliotecas escolares, distribuição de maletas de leitura e promoção da leitura são os objetivos do protocolo de entendimento formalizado entre Moçambique e Portugal, o qual vai revitalizar as dinâmicas colaborativas de trabalho junto das escolas do sistema de ensino moçambicano. É neste âmbito que, por exemplo, o projeto “Mabuko Ya Hina”, no qual a EPM-CELP e o MINEHD são parceiros, concretiza a sua ação de incentivo à criação e dinamização de bibliotecas escolares, de distribuição de maletas de leitura e de iniciativas variadas de promoção da leitura e da escrita.

“Importa referir que a nossa luta de agora é a de a criança saber ler, escrever e fazer cálculos”, declarou a ministra Conceita Sortane para sublinhar a mais-valia que as bibliotecas escolares trazem ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas moçambicanas, acrescentando que “a maleta de leitura, a ser bem aplicada nas escolas, vai estimular a criança, já que todo o conhecimento está lá”. Intervieram na cerimónia protocolar, para além da ministra, a embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, a diretora da EPM-CELP, Dina Maria Trigo de Mira, e a coordenadora do projeto “Mabuko Ya Hina”, Ana Albasini.

No final da cerimónia, a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano recebeu a oferta do livro “O dia em que as palavras desapareceram”, o primeiro da coleção “Mabuko Ya Hina” com textos de alunos da Escola Primária Completa Polana Caniço A, Escola Primária Completa Matchick Tchick e Escola Comunitária 4 de Outubro, todas integrantes daquele projeto liderado pela EPM-CELP.

Durante a visita à EPM-CELP, Conceita Sortane e a respetiva comitiva deslocaram-se a diversos espaços da nossa Escola, como a sala de Ensino Estruturado do Núcleo de Educação Especial, salas de aula do primeiro ciclo do ensino básico, em pleno funcionamento, a uma sala de música e, ainda, ao espaço “Mãos na Ciência” onde a governante moçambicana apreciou a exposição “A Física no dia-a-dia” e o planetário. Na passagem pelo Pátio das Laranjeiras, Conceita Sortane teve oportunidade de apreciar as obras produzidas por alunos do ensino secundário em articulação pedagógica com o artista plástico Nino Trindade. E foram estes mesmos alunos-“artistas” que lograram convencer a ministra Conceita Sortane a dançar marrabenta naquele espaço carismático da nossa Escola.

No final da visita, que terminou praticamente com a audição da música “Sinto-me orgulhoso de ser africano”, entoada por alunos do terceiro ano do ensino básico num momento particularmente emocionante, a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique considerou importante o papel da EPM-CELP na parceria que pratica com as escolas do sistema de ensino moçambicano: “aquilo que vi na escola portuguesa é uma consolidação da experiência que levo e, no que puder, vou expandi-la”, declarou Conceita Sortane.

web visita.ministra mar18 01 web visita.ministra mar18 02
web visita.ministra mar18 03 web visita.ministra mar18 04
web visita.ministra mar18 06 web visita.ministra mar18 07
web visita.ministra mar18 05 web visita.ministra mar18 08
web visita.ministraB mar18

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo