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Docentes da EPM-CELP dinamizaram no Parque Nacional da Gorongosa (PNG) iniciativas de estímulo à leitura e de educação ambiental em favor da população juvenil local. Entre 21 e 26 de junho, Ana Albasini, Isabel Mota e Ana Besteiro deram corpo ao projeto «Mabuko Ya Hina» que, no terreno, apresentou ao PNG o Modelo de Avaliação de Competências de Leitura e animou oficinas de educação ambiental, iniciativas que pretendem afetar o universo de 689 inscritas no Programa de Educação à Rapariga.

O Modelo de Avaliação de Competências de Leitura foi apresentado aos 34 facilitadores de leitura dos 17 clubes de Raparigas da Gorongosa em funcionamento naquela zona com o objetivo de melhorar a vida das jovens raparigas ali residentes. Incluídos no programa de atividades previsto para a semana de trabalho, destaca-se a visita ao Centro Científico do PNG, para reconhecimento da respetiva flora e da fauna, e, no âmbito da educação ambiental, sexual e nutriticional, a realização de eventos que envolveram os promotores locais do Programa de Educação à Rapariga, as próprias raparigas e, ainda, os profissionais do PNG que desenvolvem atividades naquelas áreas. Paralelamente, procedeu-se ao levantamento das necessidades dos recursos educativos contextualizados à realidade local para desenho do futuro currículo transversal de desenvolvimento de competências de literacia nas áreas da leitura e da educação para a cidadania, educação sexual e reprodutiva, educação nutricional e educação ambiental para estruturação do projeto ERA (Programa de Educação para Rapariga).

A equipa de docentes do «Mabuko Ya Hina», liderado pela EPM-CELP, que se deslocou ao PNG, foi encabeçada por Ana Albasini, coordenadora do projeto, pela colaboradora Isabel Mota, e, desta feita, também por Ana Besteiro, professora de Ciências Naturais e coordenadora do Programa Educação para o Voluntariado na EPM-CELP, num esforço multidisciplinar que visa adequar a resposta do próprio projeto às necessidades das comunidades abrangidas.

O PNG, para além da sua missão genuína de preservação e desenvolvimento da biodiversidade local, com foco na fauna bravia, também dirige o seu esforço para a educação das crianças residentes nas comunidades circunvizinhas, focando a sua atenção na transmissão de valores de preservação ambiental.

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