web inaugura.biblio mar17
Foi esta manhã inaugurada a biblioteca da Escola Primária Completa (EPC) Unidade 25, em Maputo. A sessão protocolar incluiu, além dos discursos oficiais dos representantes das entidades envolvidas, a declamação de poemas por alunos da escola anfitriã e uma exibição de dança interpretada pelo grupo cultural da própria EPC Unidade 25 para saudar a comunidade educativa e os convidados.

A criação da biblioteca resultou da parceria estabelecida entre a Escola Portuguesa de Moçambique-Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), através do projeto “Mabuko Ya Hina”, a organização não-governamental Helpo Moçambique e o banco Millenium bim. Para tornar a biblioteca realidade, em 2016, no âmbito do programa de responsabilidade social e do seu projeto de voluntariado empresarial, cerca de 30 colaboradores do Millennium bim meteram mãos à obra e, durante duas semanas, reabilitaram a sala destinada à biblioteca.

A biblioteca da EPC Unidade 25 é um local agradável e adequado para incentivar as crianças à leitura, através da disponibilização de livros infantis e outros materiais lúdico-didáticos. Os livros foram oferecidos pela Helpo Moçambique e a EPM-CELP procedeu à catalogação do acervo e à organização de todos os livros. “Somos felizes porque temos a nossa biblioteca e estão criadas as condições para que haja uma melhor qualidade do ensino.Queremos incluir os pais no processo educativo, proporcionando uma maior abertura ao saber”, destacou Melita Tsambe, diretora da EPC Unidade 25, enquanto a representante da Embaixada de Portugal, Indira Noronha, lembrou que “o gosto pela leitura e o acesso ao livro é fulcral na educação”. De referir, a este propósito, que a EPC Unidade 25 faz parte, desde 2011, das escolas abrangidas pelo projeto “Mabuko Ya Hina”, tendo recebido então uma Maleta de Leitura oferecida pela Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal.

Na cerimónia inaugural intervieram a diretora da EPC Unidade 25, Melita Tsambe; Carlos Manjate, da Direção de Educação e Desenvolvimento Humano da Cidade de Maputo; a representante do Millennium bim, Liliana Catoja, a diretora da EPM-CELP, Dina Trigo de Mira, a diretora Nacional do Ensino Primário de Moçambique, Gina Guibunda, e a representante da Embaixada de Portugal em Moçambique, Indira Noronha.

As intervenções do Millenium bim no espaço escolar incluíram, ainda, a criação de canteiros e a colocação de caixotes do lixo novos para facilitar a limpeza na escola.

web inaugura.biblio1 mar17
biblio unid25 1 biblio unid25 2
biblio unid25 3 biblio unid25 4

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo