web festa.livros.2016Começou esta manhã, na Escola Secundária Francisco Manyanga, a quinta edição do Festival “Escolas com Livros”, evento que se vai prolongar até à próxima sexta-feira (28 de outubro) para marcar o encerramento das actividades das bibliotecas escolares e maletas de leitura desenvolvidas no âmbito do projeto “Mabuko Ya Hina” do ano letivo 2016 prestes a terminar. Participam no evento, sob coordenação conjunta do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), 30 escolas que assumiram a organização da festa da leitura e da animação cultural, integrada nas comemorações do Dia da Cidade de Maputo.

Serão quatro manhãs, das 9 às 12 horas, de muitas iniciativas culturais, como a leitura, o reconto, a escrita, o teatro, a dança, a poesia e muita música que vão dar vida ao auditório da Escola Secundária Francisco Manyanga. Destaque para a segunda edição do concurso de leitura, escrita e desenho, iniciativa do MINEDH que anunciará as três escolas vencedoras no último dia do evento.

Marcam presença na abertura do Festival “Escolas com Livros” a diretora Nacional do Ensino Primário, Gina Guibunda, e a diretora da EPM-CELP, Dina Trigo de Mira, que testemunharão as participações das escolas EPC Unidade 23 da Mafalala, EPC Imaculada, EPC Ntwananu e EC Maxaquene “D”, bem como assistirão à exposição permanente de trabalhos realizados pela EPC Laura Vicuña, pelas escolas primárias completas do Chibuto e outras integradas no projecto Mabuko ya Hina. Referência, também, às colaborações das associações parceiras do projeto “Mabuko Ya Hina”, como o Movimento Literário-Kuphaluxa, a Associação Livro Aberto, a Associação Iverca e o Movimento Cívico Formiga Juju, que têm auxiliado as escolas e os professores na gestão e dinamização das bibliotecas e das maletas de leitura.

O projeto “Mabuko Ya Hina” integra o Programa da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal, disponibilizando serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação. O Festival “Escolas Com Livros” é o evento que divulga o trabalho realizado ao longo do ano letivo pelas escolas abrangidas pelo projeto, desenvolvido no âmbito do Protocolo de Cooperação assinado a 3 de março de 2010, entre os governos de Portugal e de Moçambique nos domínios das bibliotecas escolares e da promoção da leitura.

O protocolo visa a criação e o desenvolvimento de bibliotecas escolares e de um conjunto de iniciativas de promoção da leitura nas escolas comunitárias e primárias moçambicanas, reconhecendo os governos signatários o papel da leitura no favorecimento do sucesso escolar e na formação global dos alunos.

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo