web inaugura triunfo
A Escola Primária Completa/Escola Secundária do Triunfo (EPC/ES Triunfo) inaugurou, na última sexta-feira (30 de Setembro) a sua biblioteca escolar em resultado do esforço voluntário de alunos da EPM-CELP, que auxiliaram a direção daquele estabelecimento de ensino a reabilitar uma sala para estudo e atividades lúdico-didáticas.

A iniciativa dos nossos alunos integra-se no Programa de Educação para o Voluntariado que a EPM-CELP desenvolve em parceria com a organização HELPO Moçambique desde 2014, direcionado para o terceiro ciclo de escolaridade e ensino secundário. A criação desta biblioteca escolar é, também, o culminar da parceria que existe desde 2013 entre a EPM-CELP e a EPC/ES do Triunfo, no âmbito do projeto “Mabuko Ya Hina” – Bibliotecas Escolares e Maletas de Leitura – uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal.

A criação da biblioteca escolar da EPC/ES do Triunfo é, pois, resultado de parcerias institucionais e projetos de cooperação de quatro turmas da EPM-CELP, nomeadamente o 8.º B, 9.º E, 12.º A1 e 12.º A2, que procuraram apoiar a direção da escola do Triunfo na materialização de um recurso essencial para professores e alunos. A participação dos alunos daquelas turmas não se limitou à prestação de trabalho físico voluntário, mas também à doação de livros e materiais didácticos, que passaram a constituir o acervo da biblioteca, e ainda à mobilização de um fundo pecuniário, angariado através de várias iniciativas, que permitiu instalar janelas novas no novo espaço escolar para oferecer aos seus utentes o maior conforto possível. A EPM-CELP, por seu turno, doou mobiliário e três computadores.

web inaugura triunfo1 web inaugura triunfo2

Participaram na cerimónia de inauguração oficial da biblioteca escolar da EPC/ES do Triunfo a representante do ministro da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) do Governo de Moçambique, Constância Cuamba, a diretora da EPM-CELP, Dina Trigo de Mira, as representante da Embaixada de Portugal em Moçambique e da Helpo Moçambique, respectivamente Raquel Leandro e Sara Sangareau, o técnico-pedagógico do MINEDH, Constâncio Xerinda, os directores da EPC/ES do Triunfo e alunos, professores e encarregados de educação deste estabelecimento de ensino e da EPM-CELP.

A cerimónia teve início com a atuação do grupo cultural da EPC/ES do Triunfo que brindou os presentes com uma exibição de dança e música tradicionais, logo seguida do discurso de boas vindas do diretor da escola anfitriã, Lourenço Nassone. Na sequência, os alunos da EPM-CELP projectaram uma apresentação multimédia no qual relataram as várias etapas que levaram à criação da biblioteca escolar, como a limpeza da sala, a pintura das paredes, a instalação de janelas novas, a reabilitação do mobiliário já existente, a doação de mesas, cadeiras e computadores, o transporte dos livros e a arrumação dos mesmos nas estantes.

Dina Trigo de Mira, diretora da EPM-CELP, manifestou a sua grande satisfação pelo resultado de mais uma colaboração com a EPC/ES do Triunfo, consolidando a parceria existente desde 2013.
O ato oficial contou também com a declamação de poemas da obra “O Gil e a bola gira”, a mais recente publicação literária da EPM-CELP, protagonizada por alunos da EPC/ES do Triunfo e da nossa Escola. O discurso de encerramento coube à representante do ministro da Educação e do Desenvolvimento Humano, Constância Cuamba, que também descerrou a placa de inauguração da nova biblioteca escolar juntamente com a directora da EPM-CELP.

A terminar, os presentes foram convidados para uma visita guiada à biblioteca escolar, enquanto os alunos da EPM-CELP interagiam com os colegas da escola do Triunfo, desenvolvendo actividades lúdico-pedagógicas especialmente preparadas para o momento. O evento encerrou com mais uma atuação de música e dança tradicionais do Grupo Cultural da escola anfitriã.

No imediato, a parceria institucional e o projeto de voluntariado vão prosseguir com a catalogação do acervo, que será feita pelos alunos da EPM-CELP em estreita colaboração com os seus colegas da escola do Triunfo.

O Projeto ”Mabuko Ya Hina” ficou mais rico com a nova biblioteca escolar, esperando que se constitua como recurso valioso para alunos e professores da EPC/ES do Triunfo.

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo