O ano letivo de 2015 está quase a chegar ao fim nas escolas do sistema de ensino moçambicano e pelo quarto ano consecutivo tem lugar o Festival "Escolas com Livros", que marca o encerramento das atividades das bibliotecas escolares e das maletas de leitura no âmbito do projeto "Mabuko Ya Hina" (Os Nossos Livros).

Na presente edição é lançado, pela primeira vez e por iniciativa do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, o concurso de leitura, escrita e desenho. Amanhã, último dia do evento, serão apuradas as três escolas vencedoras que irão receber prémios e participar no Festival da Mafalala, marcado para o próximo sábado (dia 7), na Escola Primária Completa Unidade 23. Destaque também para a apresentação da obra "O Capitão Golfo", de Guilherme Ismael, uma das mais recentes publicações da EPM-CELP, que será recontada pela Escola Primária Completa 12 de Outubro, igualmente amanhã a encerrar o Festival.

O primeiro dia do Festival "Escolas Com Livros" ficou marcado pelo discurso de abertura do diretor da Escola Secundária Josina Machel e pelas participações das escolas EPC Unidade 23, EPC Imaculada, EPC Rainha da Paz, EPC Maxaquene C e, ainda, a exposição permanente de trabalhos realizados pela EPC Laura Vicuña e pelas escolas primárias completas do Chibuto. A leitura, o reconto, a escrita, o teatro, a dança, a poesia e muita música têm sido as principais manifestações culturais presentes no auditório da Escola Secundária Josina Machel, em ambiente de partilha de experiências e de enriquecimento de conhecimentos.

Referência à colaboração das associações parceiras na dinamização do projeto "Mabuko Ya Hina", como o Movimento Literário-Kuphaluxa, a Associação Livro Aberto, a Associação Iverca e o Movimento Cívico Formiga Juju, que se comprometem a auxiliar as escolas e os professores na gestão e dinamização das bibliotecas e das maletas de leitura.

"Mabuko Ya Hina" integra o Programa da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal, disponibilizando serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação. O Festival "Escolas Com Livros" é o evento que divulga o trabalho realizado ao longo do ano pelas escolas abrangidas pelo Projeto.

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo