web autoretrato.criacao1Para este projeto escolhi Edvard Munch e um dos seus quadros mais famosos, se não o mais popular, “O Grito”.

Ao analisarmos o quadro original podemos reconhecer o exagero da realidade de forma a destacar determinadas emoções ou ideias, característica comum do expressionismo. No caso da obra, Edvard Munch retrata os seus problemas pessoais e sensação de ansiedade de uma forma mais honesta e ‘’feia’’, focando-se mais no que o quadro em si representa e não na técnica e estética.

autoretrato.originalA figura principal da obra, o sujeito a gritar, é uma representação da natureza que o incomoda, o que justifica o nome original da obra em alemão ser ‘’O Grito da Natureza’’.

Ao desenhar o meu auto-retrato na pintura decidi acrescentar um aspeto mais cómico e ligeiramente mais crítico para com a situação atual que estamos todos a viver.

Adicionei o conceito de distanciamento social, removendo uma pessoa no fundo da ponte e acrescentando máscaras a todos os seres presentes, incluindo eu própria.

A parte cómica é o facto de o grito, sendo uma das características da ansiedade no quadro original, estar completamente abafado pela máscara e ignorado pela minha figura, eliminando então o efeito da ansiedade (que não sinto durante a quarentena). Outro detalhe interessante é, embora o auto-retrato não seja completamente idêntico à minha pessoa, este ainda transporta parte da minha personalidade: uma rapariga distraída e ‘’agarrada à tecnologia’’.

Confesso que fiz estas alterações ao resto da obra apenas por necessidade de criatividade e por puro entretenimento pessoal, e acabei por ficar bastante contente com o resultado final.

Excluindo os esboços, os materiais utilizados foram: papel A3, acrílico e canetas de ponta fina pretas.

web rute.pineraRita Piñera (9ºD | EPM-CELP)

Comentários   

0 #2 GRACIELA VALENTE 08-06-2020 15:28
Parabéns, Ritinha

Uma artista, sem dúvida, mas uma melhor escritora!!
Citar
+1 #1 joão paulo Videira 11-05-2020 23:00
Excelente menina, a Rita Piñera dá uma explicação ainda mais deliciosa do que o próprio projeto gráfico! Parabéns, miúda!
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo