web voluntariado.conceitoAo iniciarmos, em setembro de 2018, o 10.º ano do ensino secundário, percebemos que algumas coisas iriam ser diferentes. De um modo geral, todos estávamos ansiosos, curiosos e até mesmo nervosos. Quando nos foi apresentado o Programa de Educação para Voluntariado, ficámos com a ideia de que teríamos de contribuir para a melhoria das condições físicas da nossa Escola parceira, a Escola Comunitária Polana Caniço B.

No primeiro período fizemos uma visita à EC Polana Caniço B e percebemos que, em anos anteriores, a escola já tinha sido abrangida pelo Programa de Educação para o Voluntariado: tinham sido reabilitados os espaços das salas de aula, as casas de banho, a biblioteca e doados alguns materiais didático. Percebemos, assim, que este ano teríamos de fazer um trabalho que fosse para além das condições materiais. Optámos, assim, por trabalhar nas áreas do Português, Matemática e Expressões, organizando-as em oficinas. Desta forma, todas as quartas e quintas-feiras, das 9h00h às 10-30h, trabalhamos com a turma da quarta classe, com 44 alunos, por sugestão do diretor da EC Polana Caniço B.

As oficinas começaram a funcionar no final de fevereiro e sentimos que ainda não conseguimos “conquistar” todas as crianças do grupo, pois algumas continuam a ser muito tímidas e a ter uma enorme dificuldade em interagir connosco. Estamos certos, porém, que até ao final do ano conseguiremos ultrapassar as barreiras iniciais, pois sentimos que, de um modo geral, os meninos ficam felizes quando chegamos e até já nos perguntam o que vamos fazer naquele dia.

Enquanto alunos da EPM-CELP achamos que o Programa Educação para o Voluntariado nos desperta para realidades muito diferentes da nossa e que, muitas vezes, nem apercebemos a sua existência ou fingimos não perceber. Por outro lado, a experiência ajuda-nos a olhar para o outro de maneira diferente, para além de nos ajudar a sermos mais humildes, a trabalhar em equipa e sermos unidos.

Aprendemos também muito com os meninos da EC Polana Caniço B, que têm uma experiência de vida muito diferente da nossa. Vamos continuar. Vale a pena!
Alunos do 10.º C

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo