web liberdade
Sem liberdade, percorremos caminhos predeterminados, incapazes de controlar os nossos destinos. Uma vida assim não vale a pena. A liberdade é o fator que assegura a diversidade humana. É a liberdade que nos permite mostrar quem somos, é ela que permite seguir os nossos próprios caminhos e sonhos.

Se não houvesse liberdade no Mundo, o ser humano jamais teria sido capaz de criar o que criou, escrever o que escreveu e descobrir o que descobriu. O mundo seria apenas o local onde viveriam milhares de indivíduos que falariam, vestiriam e agiriam da mesma forma. Atrevo-me a dizer que a ausência da liberdade tornar-nos-ia meros animais racionais sem o poder de pensar além e de procurar o que o senso comum não nos oferece. Por exemplo, o casamento de alguém combinado antecipadamente pelos pais ou responsáveis é um “atentado” à liberdade, já que todos nós deviamos ter o direito, a liberdade de nos casarmos com quem queremos. Todos devemos usufruir do livre-arbítrio.

Claro que não devemos ver a liberdade como uma permissão para fazer tudo o que queremos, onde queremos e quando queremos. Não a devemos usar excessivamente, até porque tudo o que é demais faz mal. Contudo, a liberdade é algo muito difícil de conseguir e desde muito cedo desejada. Por vezes, existem condicionantes que nos impedem de fazer isto ou aquilo, como a nossa idade, a nossa religião e o estado do país onde vivemos, entre outros. Nestes casos devemos respeitar as limitações que a liberdade nos pode apresentar.

Finalmente, a liberdade é o que nos faz sermos nós mesmos, é aquilo que nos permite conhermo-nos melhor e conhecer tudo ou quase tudo à nossa volta.

Isabel Barbosa (10.º C)isabel barbosa

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo